13 de maio de 2008

Feira de Negócios acontece entre 16 e 18 de maio em São Gonçalo do Rio Abaixo

No período entre 16 e 18 de maio, acontece a Feira de Negócios, em São Gonçalo do Rio Abaixo, realizada pela Associação de Desenvolvimento Sustentável de São Gonçalo do Rio Abaixo (ADESGRA).

A Feira se propõe a ser o evento por meio do qual a ADESGRA, as instâncias do governo, empresas e demais organizações sociais buscam a articulação para o fortalecimento do processo de implantação das ações relacionadas aos Planos de Desenvolvimento Sustentável do município, desenvolvido por intermédio do Programa Vale Mais, da Fundação Vale.

A proposta para a realização da Feira está fundamentada na percepção de que o território, do qual faz parte o município, carece de ambientes que facilitem a discussão de iniciativas, projetos e programas capazes de concretizar as ações apresentadas no Plano de Desenvolvimento Sustentável, contribuindo para a integração dos atores estratégicos relacionados.

O envolvimento dos principais atores do território é objetivo essencial da Feira na busca de uma atuação conjunta intersetorial que integre e agilize as ações, otimize os recursos, além de contribuir para promover o desencadeamento de várias iniciativas dos demais atores da comunidade.

As atividades da Feira devem focar na participação dos atores estratégicos relacionados ao desenvolvimento regional, para a articulação de parcerias e negociações, por meio da instalação de stands, realização de painéis de debates, palestras, fóruns temáticos, eventos culturais, shows locais, visitas guiadas etc.

A ADESGRA

Em novembro do ano passado, a Fundação Vale, em parceria com a Prefeitura Municipal, apresentou oficialmente aos seus parceiros estratégicos e à comunidade, a ADESGRA.

A Associação foi criada pelo Programa Vale Mais, no município, a partir do desenvolvimento de diversas lideranças para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável da cidade.

A Associação tem como objetivo fomentar o desenvolvimento sustentável do município e região por meio da articulação de parceiros para a elaboração de projetos e ações, que fortaleçam o comprometimento dos diversos setores para a promoção de novas iniciativas de acordo com as demandas locais.

Vale Mais

O Programa Vale Mais é produto da Fundação Vale, desenvolvido em parceria com a Agência21 para a construção do desenvolvimento sustentável dos territórios.

Seu desafio passa por encontrar um caminho integrado e sustentável de desenvolvimento econômico, social e ambiental, a partir do planejamento estratégico de territórios, com gestão participativa e soluções geradas na própria comunidade para a melhoria da qualidade de vida da população, respeitando sua realidade e cultura.

O Programa é desenvolvido por meio de um processo mobilizador, participativo e educativo que fortalece o capital social local e articula a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada na construção de uma visão de futuro comum e de estratégias e ações de fomento ao desenvolvimento local.

Para estar à frente da condução para implantação dos projetos prioritários e da articulação dos parceiros relacionados, o Programa Vale Mais gera condições para a criação e instalação de uma associação de desenvolvimento local, formada por membros que atuaram ativamente do processo de planejamento, capacitando-os no intuito de viabilizar a operação da entidade e de seus projetos.

Aplicado em São Gonçalo do Rio Abaixo a partir de meados de 2005, o Programa rendeu seus primeiros frutos ao possibilitar a construção, de forma participativa, junto aos atores locais, do seu Plano de Desenvolvimento Sustentável, documento que apresenta um conjunto de linhas estratégicas e propostas de ações para o município.

Entregue à sociedade local em julho de 2006, o Plano é a base para iniciativas, projetos e ações do poder público, empresas e organizações sociais do município.


A PROGRAMAÇÃO:

Sexta:
- Visita Guiada a Brucutu
- Show Musical

Sábado:
- 8 às 8:30h | Palestra de Abertura;
- 8 às 10:00h | Visitas Guiadas;
- 8:30h | Abertura dos Stands;
- 9 às 10:00h | Palestra sobre Diagnóstico Local (Diagonal Urbana);
- 10 às 11:30h | 3 Fóruns Temáticos
- 11:30 às 12:00h | Fórum de Resultados (Plenária);
- 13 às 14:30h | Painel de Debates 1 | Perspectivas e Direcionamentos;
- 15 às 16:30h | Painel de Debates 2 | Iniciativas Locais;
- 17 às 18:30h | Painel de Debates 3 | Integração e Ações Conjuntas;
- 20h | Encerramento dos Stands;
- 20 às 21:30h | Show Musical.

Domingo:
- 10 às 12h | Teatro Infantil
- 14 às 16h | Teatro Adulto

Nenhum comentário: