29 de maio de 2008

Vacinação contra gripe segue até 5 de junho em Santa Bárbara

A Prefeitura de Santa Bárbara prorrogou até 5 de junho a campanha de vacinação contra a gripe. Devem ser imunizadas todas as pessoas acima de 60 anos. No município, 2210 estão nessa faixa etária.
Apesar da prorrogação, a Prefeitura já superou a meta de 80% estabelecida. Até o dia 21 de maio, foram vacinadas 1844 pessoas acima de 60 anos, o que equivale a 91,74%.
A vacina contra a gripe diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos e leva duas semanas para produzir efeito. Por ser um vírus que se modifica a cada estação, a vacina antigripal precisa ser reformulada anualmente, portanto deve ser tomada todos os anos.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina não causa gripe e só não podem tomá-la aqueles que têm um quadro raríssimo de alergia comprovada à proteína do ovo, uma vez que o medicamento é produzido em embriões de galinha. Também é contra-indicado aos que têm alergia ao timerosol, para aqueles que fizeram uso de corticóide por um longo período e em alta dosagem, ou que apresentaram problemas neurológicos em atividade – por exemplo, que sofreram derrame recentemente. Outra contra-indicação é para pessoas que já tiveram a síndrome de Guillain Barret (doença que ataca os nervos e paralisa os movimentos).
De acordo com estimativas de estudos internacionais, a vacina contra a gripe provoca redução da mortalidade em até 50% entre a população idosa. Além disso, diminui em 19% o risco de hospitalização por doença cardíaca.
Pacientes cardíacos, pulmonares, hipertensos e diabéticos devem fazer uma avaliação médica para saber se também poderão receber a dose da vacina anti-pneumocócica, que deve ser tomada a cada cinco anos.

Nenhum comentário: