Parceria entre a mineradora e representante da Harvard Business Publishing, escola de negócios dos Estados Unidos, permite o acesso a 37 cursos online
A Vale acaba de fechar uma parceria inédita para oferecer o conteúdo de uma das mais prestigiadas escolas de negócios do mundo, a Harvard Business School, para seus pequenos e médios fornecedores. Hoje, 1° de fevereiro, estão sendo lançados 37 cursos online voltados para gestão de negócios, liderança, e inovação. Os treinamentos fazem parte da Trilha de Desenvolvimento de Fornecedores do Inove, programa da Vale de estímulo à economia local para o fortalecimento da sua cadeia de pequenos e médios fornecedores. As inscrições serão através do site: www.conhecimentoonline.com.br/inove.
A parceria foi fechada com a Consist, representante da Harvard Business Publishing. Os 37 cursos oferecidos fazem parte do pacote Havard ManageMentor® Plus e estão divididos em 7 grandes temas: princípios de negócios, habilidades de comunicação, desenvolvimento pessoal, trabalhando com equipes, trabalhando com pessoas, desenvolvimento de liderança e fundamentos de gerência. O público alvo são, especialmente, gestores das pequenas e médias empresas que fornecem produtos ou serviços para a Vale. A inscrição e os cursos serão integralmente feitos pela internet, o que possibilita o treinamento em horários variados, conforme a disponibilidade dos alunos.
"A Vale acredita no desenvolvimento sustentável nas regiões onde atua. Ao investir na qualificação de seus fornecedores, estamos contribuindo não apenas para termos melhores fornecedores para a Vale, mas para o mercado, aumentando a competitividade e impulsionando a economia local", analisa Roberto Rocha, diretor de Serviços de Suprimentos da Vale. Para o executivo, além da flexibilidade que os cursos online oferecem, o baixíssimo custo na capacitação e qualificação de pessoal é um grande atrativo para pequenas e médias empresas que não teriam condições de elaborar programas de treinamento sozinhas.
Para ter acesso aos cursos os fornecedores investirão apenas R$ 220,90 por aluno e terão acesso irrestrito a todos os conteúdos oferecidos por um período de dois meses. Cada treinamento dura em média duas horas. Ao final da aprendizagem, o participante receberá um certificado emitido pelo programa Inove com o selo da Harvard Business Publishing.
Excelência
A parceria com a Consist reforça as ações de educação do Programa Inove. Em agosto de 2009, a Vale lançou a plataforma de ensino a distância contendo 18 cursos online para pequenos e médios fornecedores com treinamentos em informática básica e avançada (Word, Excel, Power point e MS Projetc), comunicação direta, gestão de projetos, recrutamento e seleção por competências, língua portuguesa e responsabilidade social. O programa contou com a participação de mais de mil interessados de empresas de diversas partes do Brasil. Mais de 1.200 colaboradores de cerca de 400 empresas fornecedoras da Vale inscreveram-se na plataforma de treinamentos online oferecida pelo Inove.
Já em 2010, foram lançados três novos cursos: Formação de Preços e Elaboração de Propostas, Gestão de Contratos e 5S, sendo os dois primeiros desenvolvidos por profissionais da Vale e customizados especialmente para atender as demandas sinalizadas pelos seus fornecedores e identificadas nos processos de avaliação de fornecedores (IDF).
A excelência na qualidade de produtos e na prestação de serviços, aliás, tem sido uma busca constante da Vale para seus fornecedores. Em 2008, foi lançado o Inove, um programa voltado para pequenos e médios fornecedores visando justamente a melhor qualificação dessas empresas. O Inove conta com linhas de crédito com taxas mais vantajosas e cursos online de qualificação com baixo custo para os fornecedores, com o objetivo de torná-los mais competitivos e fomentar a realização de novos negócios. Cerca de 160 fornecedores já foram beneficiados e quase R$ 90 milhões em financiamentos foram liberados ou estão em vias de liberação. Com todas estas ações, a Vale espera ter fornecedores mais capacitados e, com isso, aumentar cada vez mais o índice de compra de produtos e serviços locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário