Projeto Gerando Frutos atende cerca de 75 produtores rurais do município
A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, através da Secretaria Municipal de Agricultura concluiu a primeira etapa do projeto “Gerando Frutos”, que consiste na distribuição, produção e comercialização de banana, potencializando o desenvolvimento da agricultura no município.
Na primeira etapa, de implantação da lavoura, 75 produtores receberam a doação de até duas mil mudas da fruta, totalizando mais de 50 mil, que irão gerar renda aos agricultores em aproximadamente dois anos, quando a produção começará a ser comercializada.
Para Clever Ramos Pinto, da comunidade do Timirim, que fez o plantio de três mil mudas das quais duas mil foram doadas pelo Gerando Frutos, o projeto irá valorizar o agricultor e sua terra. “A perspectiva é de uma renda a mais trabalhando na minha própria terra. Esse incentivo foi muito bom, porque eu estava desanimado, de malas prontas para ir embora e novamente tomei gosto pela terra. As pessoas de fora da cidade me incentivam dizendo que devo abraçar esse projeto com unhas e dentes, porque em região nenhuma existe esse incentivo”, ressaltou o produtor.
Já Luís Carlos Bicalho, que está cultivando 2 mil unidades na comunidade de Carrapato, na região de Santa Rita de Pacas, ressalta a fixação dos produtores no campo. “Acho que aqui vai produzir bem. É um incentivo muito bom para as pessoas que trabalham na roça a continuarem produzindo e gerando renda. A minha intenção é ampliar o cultivo com o plantio de mais duas mil mudas”, disse.
De acordo com o secretário de Agricultura, Luiz Alberto Araújo Moreira, a etapa inicial do projeto foi além da expectativa. “É muito difícil implantar no município uma nova cultura, o que foi muito bem aceito pelos agricultores. Eles compreenderam que o futuro das pequenas propriedades é a fruticultura e a banana é uma fruta muito rústica que adapta bem em nossa região, que também é favorecida pelo solo que tem”.
O secretário ressaltou ainda que o mercado da banana é crescente e Minas Gerais não tem uma produção para suprir o seu consumo. “Fiquei admirado com o interesse dos agricultores e já estão sendo feitas novas inscrições para o final do ano”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário