A Vale informa que a Justiça Federal concedeu, na tarde desta segunda-feira, 22 de fevereiro, liminar de reintegração de posse do trecho da Estrada de Ferro Carajás (EFC) ocupada, desde a manhã de hoje, por índios do Povo Guajajara da Terra Indígena Caru. A ferrovia foi liberada às 18h52 desta segunda-feira, após 10 horas de bloqueio.
A interdição começou por volta de 8h50, quando cerca de 50 índios bloquearam a EFC no Km 289, entre os povoados de Mineirinho e Auzilândia, em Alto Alegre do Pindaré (MA), obrigando a Vale a paralisar todas as suas operações. Os índios alegavam que a Fundação Nacional do Índio (Funai) não vinha entregando materiais agrícolas desde dezembro de 2009, apesar de a Vale ter feito integralmente o repasse dos recursos, conforme previsto no acordo de cooperação (termo em vigência 2007 a 2016) com a Funai.
Por causa da interdição da EFC, os usuários do trem de passageiros que partiram de São Luís na manhã de hoje tiveram que seguir viagem em ônibus fretados pela Vale a partir da estação de Santa Inês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário