14 de julho de 2011

CENIBRA REAFIRMA COMPROMISSO COM SEGURANÇA PÚBLICA

Empresa doa área para construção do Centro de Internação de Adolescentes na região do Vale do Aço



A Diretoria da CENIBRA autorizou a doação de uma área de 2 hectares para o Estado de Minas Gerais para a construção do Centro de Internação de Adolescentes (CIA), no município de Santana do Paraíso, a 10 km de Ipatinga.

O CIA atenderá toda a região do Vale do Aço e Governador Valadares. O Centro, uma reivindicação das entidades sociais da região, visa à recuperação de adolescente infrator por meio de medidas socioeducativas (educação formal e profissional, acompanhamento médico, psicológico).

Em outubro de 2008, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Ipatinga solicitou uma área à Empresa, para a construção do Centro. Foram visitadas diferentes áreas de projetos da CENIBRA, bem como, áreas da Usiminas e Prefeituras. A área da CENIBRA no projeto de plantio de eucaliptos denominado Lagoa da Prata atendeu todos os requisitos avaliados pelo Departamento de Obras do Estado de Minas Gerais.

A Diretoria da CENIBRA enviou correspondência à Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas - Secretaria de Estado de Defesa Social comunicando o atendimento ao pedido de doação, liberando a área para o Estado de Minas Gerais. Posteriormente, será realizada solenidade de formalização da doação, com assinatura de contrato, na Casa de Hóspedes da CENIBRA, em Belo Oriente.

“O Centro de Internação de Adolescente é uma obra de grande anseio da população local. Acredito que a doação da área é um importante passo para o Sistema Socioeducativo de Minas Gerais e mais um ato de cidadania da CENIBRA, uma empresa compromissada com a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde atua”, afirma a Coordenadora de Comunicação Corporativa e de Relações Institucionais, Leida Hermsdorff Horst Gomes.


Pela Paz

Dentre as iniciativas da CENIBRA em prol da segurança pública dos municípios em que atua, estão também convênios com a Polícia Militar de Minas Gerais e o apoio às ações do Instituto Minas Pela Paz, do qual a Empresa é um dos sócio-fundadores.

O Instituto Minas Pela Paz é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) criada a partir da iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e das maiores empresas do Estado, com o objetivo de contribuir com o governo para combater a violência e reduzir a criminalidade no Estado. A Instituição vem se destacando por elaborar, propor e implantar soluções viáveis focadas na segurança pública.

Em 2010, o Disque Denúncia do Minas Pela Paz (181) recebeu 59 mil denúncias, sendo 46% de municípios do interior do Estado. As denúncias de tráfico de entorpecentes lideram as estatísticas, sendo que crimes ambientais têm apresentado crescimento nos últimos três anos. Outro projeto de destaque é o Projeto Regresso, que visa a redução dos índices de reincidência criminal, da criminalidade e consequente reentrada no sistema prisional de Minas Gerais. Trata-se de uma iniciativa para qualificação e inserção de mão de obra no mercado de trabalho.

Nenhum comentário: