6 de julho de 2011

Nota Esclarecimento da Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade

Em relação aos questionamentos sobre problemas levantados quanto ao funcionamento da unidade de apoio da Secretaria de Saúde localizada no bairro Tanquinho, cumpre esclarecer:

1)      A estrutura em questão não se trata de um posto de saúde, sendo apenas uma unidade de apoio de ESF (Estrutura de Saúde da Família), com atendimento da médica responsável apenas nas quintas-feiras.
2)      Todos os outros atendimentos e consultas de que a população necessita são realizados no posto de saúde do bairro Santo Hipólito que é a unidade de referência daquela região.
3)      Até 31 de dezembro do ano passado funcionava no espaço do centro pastoral um núcleo da Fundação Crê-Ser e a unidade de apoio. Com a construção da sede própria para a Fundação, em fase de conclusão, o núcleo foi retirado do local e o convênio firmado com a Crê-Ser, que garantia cobertura legal para o pagamento das contas de água e luz, extinto.
4)      A unidade de apoio da Saúde continuou funcionando e as contas, que são de todo o consumo do centro pastoral e não apenas das salas usadas pela Prefeitura pagas com recursos de voluntários.
5)      Vale destacar que não houve qualquer corte de energia ou água do centro pastoral onde funciona a unidade de apoio e as contas de água em aberto vencidas em 30 de maio e 30 de junho, bem como a de energia elétrica que venceu em 23 de junho, foram pagas na data de hoje, 6 de julho.
6)      Também contribuiu para o problema o fato da representante da direção do centro pastoral reter as contas, que são do consumo de todo o local e não apenas da unidade de apoio, repassando-as à Prefeitura somente após a data de vencimento.
7)      Na data de hoje, 6 de julho, também foi firmado novo convênio entre a Prefeitura e o centro pastoral, com vigência até 31 de outubro, que permitirá o pagamento das contas de águas e luz de toda a estrutura do local, estimadas em cerca de R$ 600,00 no total para este período.
8)      Paralelamente, até 31 de outubro, a Prefeitura buscará outro local para funcionamento da unidade de apoio.
9)      Vale ressaltar que, como o fechamento do centro comunitário onde a unidade funciona ocorreu apenas na terça-feira, 6 de julho, não houve qualquer prejuízo à população, visto que todo o impasse está solucionado e o atendimento que ocorre apenas na quinta-feira será mantido normalmente neste dia 7 de julho.


Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário: