20 de julho de 2011

Cia de Teatro comemora as bodas de porcelana e prepara sátira medieval


20 ANOS DE KATARRISO

Foto: Divulgação



A arte transforma uma ideia em sonho e um sonho em realidade. A ideia de criar uma companhia de teatro em Governador Valadares há 20 anos transforma o sonho de fazer arte em realidade para a Cia Katarriso, de Governador Valadares.

Liderados pelo excêntrico diretor e ator Luiz Mauro, a Cia conta com 14 espetáculos montados que vão desde o drama à mais simples e implacável comédia. E para comemorar os 20 anos de palco, a Cia Katarriso apresentará o espetáculo Camelot, Uma sátira medieval, no dia 13/8, às 20 horas, no Teatro Atiaia, em Governador Valadares

A companhia nasceu no Colégio Tiradentes (GV), em 1991, quando um grupo de amigos  se reunia para encenar pequenos esquetes. Os jovens pertenciam à Comunidade São José, atual Paróquia, onde também encenavam passagem bíblicas. Após a apresentação do espetáculo: “A DONA DE CASA” no salão da igreja, o grupo foi aplaudido de pé e incentivado a apresentar no Teatro Atiaia, o teatro municipal de Governador Valadares.

O espetáculo foi apresentado no ano seguinte(1992), quando então, a Companhia lançou seu nome no cenário artístico valadarense. O nome da companhia exprime a essência de cada espetáculo: não apenas fazer rir, mas também provocar a verdadeira kátharsis do público; ou seja, a purificação, a reflexão, a descarga emocional necessária para levar o humano ao clímax de seu propósito. Trata-se de uma tentativa de purificar através do riso.

Cada membro que já fez ou faz parte da companhia é apaixonado pela arte cênica. Os textos escolhidos para encenação reproduzem ou transformam histórias em irreverentes comédias ou sátiras que, juntamente com o talento dos atores e atrizes, ‘cata’ o riso da plateia. Entretanto, as montagens dramáticas evocam a sensibilidade e a reflexão das pessoas, provocando lágrimas e suspiros com estórias e personagens que representados com dedicação de corpo e alma, tornam os enredos mais humanos, hilários ou trágicos.

A Cia Katarriso já participou de uma série de festivais regionais de teatro, tendo sido assistida por um público estimado de 17 mil pessoas ao longo desses 20 anos. Os palcos para os espetáculos foram a CENIBRA, onde Luiz Mauro trabalha há 17 anos, e os municípios de Governador Valadares, Santa Maria do Suaçui, Gonzaga, Taubaté (São Paulo), Coronel Fabriciano, Teófilo Otoni, Frei Inocêncio, Naque, Conselheiro Lafaiete, Varginha e Timóteo.

“Estaremos em cada praça, em cada arena, em cada palco, escola ou onde possamos levantar nossa bandeira, reunir uma plateia e levá-la ao mundo da fantasia que é a arte cênica. Que venham mais 20 anos” afirma o líder da Cia Katarriso, Luiz Mauro Carneiro.

Prêmios
Em 2004, em Varginha, no Festival Nacional de Teatro, o grupo recebeu a premiação de 3º melhor espetáculo, 2º melhor ator. No ano seguinte, 2005, foi indicado como  melhor espetáculo, no festival em Conselheiro Lafaiete. No ano de 2007, no Festival de Teatro realizado no Atiaia, a Cia recebeu o prêmio de melhor ator e melhor atriz coadjuvante, bem como a indicação de melhor espetáculo e melhor direção). 

Nenhum comentário: