20 de julho de 2011

Personalidades receberão Grande Medalha Cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo

A Prefeitura de São Gonçalo realizará no dia 29 de julho a outorga da “Grande Medalha Cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo”. A honraria foi criada com o objetivo de preservar a memória pública, da cultura, das pessoas e tudo que promova o desenvolvimento, engrandecimento e elevação do nome de São Gonçalo do Rio Abaixo.

Os seis homenageados da terceira edição da comenda são: o músico Aulus de Souza Rodrigues, o ex-prefeito Joaquim Gabriel Ferreira (Guaraína), o ex-vereador José Flaviano Teixeira, o padre Élson Vital dos Reis, o comerciante Walter Magalhães e o vice-governador de Minas Gerais Alberto Pinto Coelho.

Os agraciados receberão a Grande Medalha das mãos do Prefeito Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho.





Histórico dos agraciados



Vice-governador Alberto Pinto Coelho

Formado em Administração de empresas, o vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, tem mais de 30 anos de experiência no Setor de Telecomunicações, sendo 27 em gestão de empresa estatal. Ocupou cargos de gerência superior e de diretoria nas áreas de gestão administrativa, comercial, planejamento operacional, e de marketing. Foi representante do Ministério das Comunicações em Minas Gerais e comandou o Dentel-MG.

Alberto Pinto Coelho é presidente do Partido Progressista (PP), em Minas Gerais, e exerceu quatro mandatos parlamentares, sendo votado em 750 dos 853 municípios mineiros. Em 2009, Alberto Pinto Coelho foi reeleito presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, com 74 dos 77 votos. Assumiu também a presidência do Colegiado de Presidentes das Assembléias Legislativas do Brasil.

Em 16 anos de Parlamento, Alberto Pinto Coelho foi ainda presidente de Comissões; líder de bancada; líder do governo Itamar Franco; 1º vice-presidente; e líder do governo Aécio Neves. Ente os Projetos de Lei de sua autoria estão o que criou o Pró-Confins e o Projeto de Lei que trata da Política Estadual de Resíduos Sólidos.

O vice-governador exerce também no Governo de Minas a presidência do Comitê Gestor das Copas e a presidência do Comitê de Combate à Fome.







Aulus de Souza Rodrigues

Filho de Ricardo Rodrigues e Maria Piedade de Souza Rodrigues, Aulus de Souza Rodrigues nasceu em São Gonçalo do Rio Abaixo no dia 17 de junho de 1989. De uma família de amantes da música aprendeu em casa os primeiros acordes no violão aos seis anos de idade.

Em 2008 foi aprovado na Universidade Federal de Minas Gerais para cursar o Bacharelado em Música – Habilitação em Violão Clássico, e desde então vêm se apresentando em diversas cidades do país.

Em 2009 foi selecionado para ter aulas com Fábio Zanon, principal violonista clássico do país, em São Paulo. Nesse mesmo ano foi um dos vencedores do Prêmio Jovem Músico BDMG, realizado em Belo Horizonte e conquistou o Primeiro Lugar em dois dos mais importantes concursos de violão do país: XIII Concurso Nacional de Violão Musicalis e XX Concurso Nacional de Violão Souza Lima.

Em 2010 iniciou os trabalhos como professor de violão e coordenador da Orquestra de Violões de São Gonçalo do Rio Abaixo e em setembro daquele ano sobiu ao palco do Grande Teatro do Palácio das Artes para solar, frente a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, o Concerto para Violão e Pequena Orquestra, de Heitor Villa-Lobos sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá.

Em abril de 2011, no VII Concurso Nacional de Interpretação Violonística, em Teresina, Aulus Rodrigues conquistou o Segundo Lugar, sendo o melhor violonista brasileiro dessa edição do concurso.

Como comprovação do reconhecimento adquirido, Aulus já tocou em Campos do Jordão, São Paulo, Belo Horizonte, São João Del Rei e diversas outras cidades de Minas Gerais.





Joaquim Gabriel Ferreira (Guaraína)

Profissional dedicado, competente, caridoso e profundamente humano. Esses são alguns adjetivos de Joaquim Gabriel Ferreira, o Guaraína.

Nasceu na cidade de Cláudio, em Minas Gerais no dia 22 de junho de 1926, filho do Sr. Gabriel José Ferreira e D. Ana Marcos Ferreira, é o terceiro filho entre dez irmãos. Casou-se com D. Terezinha de Almeida em 31 de maio de 1950, com quem tem seis filhos. Estabeleceu em São Gonçalo do Rio Abaixo em 1957 e sua primeira farmácia situava-se à Rua Direita.

Foi apelidado carinhosamente pelo povo, a quem sempre atendeu de “Guaraína”. A razão de tal alcunha está no fato de que este era o nome de um famoso e eficiente comprimido contra dores, que bons resultados produzia.

Guaraína foi presidente do Operário Esporte Clube durante dez anos. Foi prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo no período de 1977 a 1983 e vice-prefeito no período de 2000 a 2004.



José Flaviano Teixeira

José Flaviano Teixeira, filho de Octaviano Ladislau Teixeira e Juventina de Souza Teixeira, nasceu em 1934 e em toda a sua vida morou em São Gonçalo do Rio Abaixo.

Estudou até a 3º série do ensino fundamental, na Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos. Trabalhou na roça com os pais até os 18 anos e no comércio de José Cecílio Teixeira de 1952 até 1972. Em 1972 abriu seu próprio negócio onde trabalha até os dias de hoje.

Exerceu o mandato de vereador no período de 1977 a 1982 sendo secretário da mesa diretora.

Em 1982, casou-se com Izenil Nepomuceno Teixeira com quem teve cinco filhos.

Católico e muito religioso sempre participou das festividades religiosas, sendo inclusive, coroinha do Padre João. Membro efetivo da Congregação Mariana (congregação de devotos de Nossa Senhora), participa das missas fazendo leituras sempre disposto a ajudar os párocos que passam pela paróquia.





Padre Élson Vital dos Reis

Élson Vital dos Reis nasceu no dia 26 de Julho de 1967, na cidade de São João Del Rei. Em 09 de Julho de 1995, ordenou presbítero e foi designado a trabalhar no Município de Itabira e, em 1996, assumiu a Paróquia São Gonçalo do Rio Abaixo.

Sua atuação em São Gonçalo foi marcada pelo dinamismo, confiabilidade e motivação ao povo. Fortaleceu e incentivou a Sociedade São Vicente de Paula, organizou o dízimo, a catequese, grupos de reflexão, liturgia e conscientização política no município além de ser um dos fundadores da rádio São Gonçalo FM.

Em setembro de 1997, foi eleito Secretário Diocesano de Pastoral, Vigário Geral, mais tarde, eleito Vigário Episcopal da região Pastoral I e econômico da Diocese.

Em 2003, é transferido para a Paróquia de Bela Vista de Minas mas continua suas ações no município de São Gonçalo do Rio Abaixo, atuando como consultor na área da Educação.

Participou da implementação dos cursos técnicos (pós-médios) do CERP, da UNIPAC na qual assumiu a Direção Pedagógica e da unidade do SENAI.



Walter Magalhães

Walter Magalhães nasceu em Florália, distrito de Santa Bárbara, em 3 de Julho de 1922. Na mocidade, formava com o pai e irmão um quinteto musical, onde tocava bandolim nos bailes e festas familiares. Casou-se em 1950 com Ilda Costa Magalhães, filha de São Gonçalo do Rio Abaixo e, em 1961, passou a morar com família na cidade. Pais de seis filhos, possui 10 netos e duas bisnetas.

Comerciante, especializou-se também como bombeiro hidráulico e como tal, prestou relevantes serviços a município e à comunidade. Participou ativamente da emancipação do município de São Gonçalo, juntamente com figuras ilustres da cidade.

Católico fervoroso, é presidente da Irmandade Santíssimo Sacramento, foi ministro da eucaristia e sempre contribuiu para a manutenção e proteção das igrejas, relíquias de São Gonçalo.

Nenhum comentário: