20 de setembro de 2013

Prefeitura de Santa Bárbara mais transparente em novo site

Em atendimento ao compromisso com a transparência na gestão e em cumprimento à Lei de Acesso à Informação, a Prefeitura de Santa Bárbara implanta, no cenário municipal, novo site, em inovada estrutura e ainda mais acessível ao cidadão santa-barbarense. No contexto da I Estação Cutlural e XVI Feira Multissetorial, a atual Adminstração lança, oficialmente, seu novo site com as grandes novidades da TRANSPARÊNCIA ONLINE, OUVIDORIA, DIÁRIO ELETRÔNICO e SERVIÇOS oferecidos, ao cidadão, pela Prefeitura de Santa Bárbara. Estruturado para facilitar a navegabilidade, o www.santabarbara.mg.gov.br é uma das ferramentas de comunicação direta que a atual gestão preparou para informar e atender a cada santa-barbarense de forma ainda mais clara e acessível. Pela garantia do cumprimento da transparência na gestão pública, o novo layout foi construído de forma a facilitar o acesso e a localização das informações. Ele será apresentado como o produto da Prefeitura de Santa Bárbara na XVI Feira Multissetorial e será exposto, em stand, aberto à navegação do visitante. É a Prefeitura, apresentando uma nova identidade de uma administração que quer fortalecer os serviços prestados pela gestão municipal não apenas pela oferta de novos recursos, mas pela melhoria no atendimento, pela melhoria na relação dos diversos órgãos do poder público com o cidadão. O desafio da comunicação, nesta ação, é consolidar a relação Prefeitura-cidadão tendo como suporte o marco regulatório da transparência: a Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), sua complementação (LC 131/2009) e a Lei de Acesso à Informação (Lei Federal 12.527/2011). A nova ferramenta mantém o propósito de divulgar o trabalho realizado pelo poder executivo municipal de forma a prestar contas da gestão e atender o interesse da população nas ações da nova Administração. Humanização, gestão participativa e, principalmente, transparência, são palavras chaves do governo. Em função destes valores o novo site da Prefeitura cumpre uma das muitas ações a serem executadas no sentido de permitir à população a transparência na administração dos seus recursos, mostrando a importância da participação popular nas atividades do executivo. Transparência online, acesso à informação (Serviço de solicitação de Informação pelo cidadão), ouvidoria, mural, exposição das contas públicas, licitações, diário eletrônico, telefones úteis e apresentação dos serviços prestados são algumas das novas ferramentas de atendimento a serem disponibilizadas, em destaque, no site oficial da prefeitura, como mecanismo de aproximação entre o cidadão e a mesma. A proposta de uma ouvidoria surge, nesta gestão, como uma ferramenta de administração dos pontos de melhoria nos serviços prestados pelas secretarias. A ouvidoria, enquanto canal de comunicação e controle, é, hoje, constituído pelo atendimento presencial do prefeito e vice às segundas-feiras e nos demais dias pelo ouvidor municipal, figura nova no cenário da administração. Um canal telefônico (3832-2233) e um sistema de ouvidoria, no site da prefeitura, também são meios que constituem esta ferramenta da gestão. Ainda, em atendimento à transparência da gestão, a Prefeitura informa também que o primeiro informativo será lançado neste segundo semestre como um balanço das ações do primeiro semestre da gestão. A Prefeitura quer apresentar suas ferramentas de comunicação à população conscientizando-a de que, ao assumir o compromisso da Transparência, todas as ações e projetos realizados, incluindo seus recursos, serão devidamente apresentados à população. Ao assumir a responsabilidade de ser participativa e transparente, a Prefeitura de Santa Bárbara quer construir, com cada cidadão, a referência de uma confiança consolidada pela transparência efetiva da gestão municipal.

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