24 de dezembro de 2013

Defesa Civil divulga estragos da chuva em Monlevade

Nesta segunda-feira, 23, a Defesa Civil de João Monlevade registrou diversos estragos causados pelas fortes chuvas que atingem a cidade nos últimos dias. O Prefeito Teófilo Torres está acompanhando de perto a situação, visitando alguns pontos críticos na cidade.


A situação mais grave é no bairro Areia Preta, próximo ao antigo INSS. Houve um deslizamento do meio fio, com parte do talude, e meia pista está interditada devido ao risco de outro deslizamento. O trânsito de veículos pesados que segue para a BR-381 está sendo desviado para o bairro Santa Cruz e para o Jacuí. A orientação é que os veículos leves transitem pelo bairro Vila Tanque. A ArcelorMittal Monlevade apoia os trabalhos. A Prefeitura de João Monlevade pede a compreensão dos moradores, já que a medida tem por objetivo garantir a segurança da população.


Na Rua Andes, nº 170, houve deslizamento de barranco nos fundos de uma residência devido a um desaterro feito pelo próprio morador. Na Rua Rio Casca, nº 15, onde também houve deslizamento, a Defesa Civil cedeu a lona e os moradores providenciaram a cobertura do barranco. No final da Rua Anápolis, local que já vinha sendo acompanhado, houve mais queda de terra e aumentou a erosão no local. Na Rua Louis Ensch, nº 533, parte de um muro ameaça ceder. A área estava sendo inspecionada pela Defesa Civil, pois já apresentava problemas.


Um barranco próximo à Igreja São José Operário, onde ocorreu um deslizamento na última semana, está sendo monitorado. Na área do Hospital Margarida uma obra do DAE passou por reforço, a fim de que o problema na via não se agrave.


No bairro Jacuí, a obra de canalização de bueiros e recuperação da estrada não apresenta problemas. Apenas parcela de solo solto, com grama, cedeu, mas o talude está intacto e o deslizamento não apresenta riscos para a estrada. Um muro rip-rap feito próximo à obra ameaça ceder e está coberto por lona, sendo avaliado pela Secretaria Municipal de Obras constantemente.


A Defesa Civil opera em regime de plantão, monitorando as áreas de risco e atendendo a novas ocorrências, caso surjam. Em caso de emergência, a população pode entrar em contato através dos telefones 3852-8100 ou 190 da Polícia Militar.

Nenhum comentário: