13 de dezembro de 2013

Vale e Giramundo levaram Teatro Móvel a 18,5 mil pessoas em 2013

O Teatro Móvel Giramundo, projeto patrocinado pela Vale, foi assistido por cerca de 18,5 mil pessoas em 2013. Ao longo de oito meses, a peça "O Carnaval dos Animais" foi apresentada em 22 municípios no Brasil. Foram 20 cidades em Minas Gerais, além de Vitória (ES) e Corumbá (MS). 

As cidades visitadas este ano foram Sarzedo, Rio Acima, Belo Horizonte, Catas Altas, Santa Bárbara, Vitória (ES), Conselheiro Lafaiete, Brumadinho, Itabirito, Corumbá (MS), Mariana, Ouro Preto, Caeté, Itabira, Barão de Cocais, São Gonçalo do Rio Abaixo, Barbacena, Belo Vale, Rio Piracicaba, Raposos, Congonhas e Nova Lima.

Em "O Carnaval dos Animais", o grupo utilizou a requintada técnica de animação de marionetes a fio. O enredo aborda a decisão do Rei Leão de dar uma festa na floresta. Ele convida todos os animais, no entanto, inexplicavelmente, proíbe a entrada de animais de boca grande. A peça foi inspirada na obra composta pelo francês Charles Camille de Saint-Saëns no século XIX.

Teatro Móvel Giramundo

A Vale apóia o projeto Teatro Móvel Giramundo desde 2004. O Teatro Móvel é um programa de circulação de espetáculos, oficinas e exposições ligadas ao teatro de bonecos. Seu principal objetivo é a educação pelo entretenimento e o contato com comunidades fora do circuito cultural das grandes cidades. Os espetáculos usam como palco um caminhão com carroceria adaptada que permite apresentações de grande qualidade técnica mesmo em regiões sem infraestrutura para eventos deste gênero.

Outro ponto importante do Teatro Móvel é a possibilidade de remontar espetáculos do repertório do grupo. Já foram reencenadas seis peças: "Um Baú de Fundo Fundo", "A Bela Adormecida", "O Carnaval dos Animais", "Auto das Pastorinhas", "Giz" e "Pedro e o Lobo". O processo permite a restauração de bonecos, de figurinos e de estruturas cênicas, além de atualizações e inclusões de técnicas.


Nenhum comentário: