31 de dezembro de 2007

Prefeitura inicia recuperação da área do antigo lixão



Após retirar todos os 6 mil metros cúbicos de resíduos sólidos da área do antigo lixão, que há 12 anos estava em situação irregular, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo iniciou a recuperação da área degradada. Por meio da Secretaria de Meio Ambiente estão sendo plantadas mais de 160 mudas de espécies nativas da flora brasileira como: Jacarandá, Jatobá, Ipê Amarelo, Ipê Preto, Amora e Castanheiras, reiterando o compromisso da administração com o meio ambiente no município.
O lixo removido está recebendo tratamento adequado no novo aterro sanitário e, de acordo com um termo de ajustamento de conduta entre a Prefeitura e Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), a área do antigo depósito de lixo está sendo descontaminada e recuperada através de um Plano de Recuperação de Área Degradada (Prad).
No fim de novembro, mais de 800 viagens de caminhão foram realizadas para transportar todo o lixo para o novo aterro sanitário e depositá-lo numa vala de tratamento coberta por uma manta impermeabilizante, que evita a contaminação do lençol freático pelo chorume.
De acordo com o prefeito, Raimundo Nonato Barcelos, essa é mais uma meta de seu plano de governo que está sendo cumprida. “Preservar o meio ambiente é dar sustentabilidade ao desenvolvimento do município”, ressalta.

Nenhum comentário: