31 de dezembro de 2007

Santa Bárbara é a Segunda cidade em preservação cultural em Minas Gerais

Santa Bárbara é destaque mais uma vez no cenário estadual. Desta vez, a cidade está em segundo lugar em todo o estado em preservação cultural, conseguindo 24,8 pontos, de acordo com a recente avaliação feita pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA). O município ficou atrás apenas de Mariana, com 35 pontos.
Essa pontuação é provisória, pois ainda compete aos municípios pedidos de revisão da avaliação, procedimento que será adotado por Santa Bárbara, já que a atual Administração tem certeza que irá conquistar os 26 pontos alcançados no ano passado, quando ficou em terceiro lugar.
Como cada ponto equivale a aproximadamente R$ 20 mil, para o ano que vem, Santa Bárbara deverá receber cerca de R$ 520 mil de ICMS. O ICMS Cultural existe desde 1995, quando foi promulgada a lei Robin Hood.
O levantamento leva em consideração políticas de proteção ao patrimônio histórico realizadas pelo município, como a conservação dos bens históricos, investimento em cultura, reconhecimento dos bens culturais, legislação, entre outros.
A pontuação conquistada por Santa Bárbara demonstra a grande preocupação do prefeito Toninho Timbira, juntamente com o Conselho Municipal de Cultura, com a preservação do patrimônio histórico, principalmente nesse momento de intensa valorização e incentivo ao turismo.
A cidade está em pleno desenvolvimento e o turismo é um dos carros-chefes da atual Administração. Diversas ações de valorização, resgate e preservação do patrimônio local estão sendo realizadas. Em 2007, já foram restaurados diversos prédios históricos, como a casa onde hoje funciona a Casa do Mel, o antigo armazém da estação ferroviária, que se transformou na Escola de Música, a Capela do Cemitério, entre outros.
Com a pontuação se mantendo no mesmo patamar, será dada continuidade a diversos projetos de recuperação do patrimônio, como a restauração do chafariz de Brumal, igreja do Rosário, antiga cadeia, que irá abrigar o Centro de Informações Turísticas, e a estação ferroviária, que irá abrigar o Centro de Desenvolvimento do Artesanato e Museu da Ferrovia.
Além disso, a cidade abriga diversos patrimônios tombados como a Matriz de Santo Antônio, Casa da Cultura, Igreja do Rosário, Prédio da Prefeitura, Casa do Mirante, entre outros.

Nenhum comentário: