1 de abril de 2008

Prefeitura de Santa Bárbara capacita profissionais da educação para prova de geografia do Proava 2008


A Prefeitura de Santa Bárbara está capacitando 197 profissionais da educação (entre professores, coordenadores e diretores), do 2º ao 9º ano, para elaboração de matriz de referência e de itens para prova de Geografia.
A capacitação é necessária já que é a primeira vez que a disciplina será aplicada no Programa de Avaliação da Rede (Proava).
A capacitação também será oferecida para professores de português e matemática, do 6º ao 9º ano, e para os da educação infantil e alfabetização.
Proava - Nesta, que será a 4ª edição do Proava, serão avaliados os cerca de 4100 estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.
A avaliação da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental será realizada considerando o art. 31 da seção II da LDBEN, mediante atividades contextualizadas e significativas, por meio das quais pode-se observar a evolução das crianças nas quatro Competências Lingüísticas Básicas: falar, escutar, ler e escrever – considerando seu nível de desenvolvimento. E em Matemática, serão avaliadas em situações matemáticas significativas em que terão que utilizar seus conhecimentos prévios.
Do 2º ao 9ª ano, os alunos serão avaliados em geografia, português e matemática.
Em 2007, quase três mil alunos do 2º ao 9º ano foram avaliados quanto aos conteúdos de ciências e história. Nos dois anos anteriores, a avaliação se referiu à língua portuguesa e matemática.
O programa, criado em 2005, tem como principal objetivo possibilitar que a Administração e as escolas analisem o desempenho de cada aluno em relação à escola, cada escola em relação à rede e a rede em relação ao Estado e ao País, além de fornecer informações que permitem que a própria escola e a Administração municipal possam adotar programas e projetos voltados à melhoria da qualidade do ensino.
Iniciou no dia 9 deste mês, mais uma turma do curso de Formação para Professores e Gestores da rede Municipal de Ensino.
Segundo o secretário de Educação, Marcos Antonio Margarida, serão capacitados diretores, coordenadores e professores da 1ª à 8ª séries.
Durante o curso, que vai durar até o dia 29 de maio, os profissionais vão participar de debates, oficinas, trabalhos em grupo e estudos orientados para abordarem diversos temas, entre eles: reflexões sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) das disciplinas que serão avaliadas em 2007: O quê? Por quê? Para que e como estudar ciências e história?; O que e como avaliar estas duas disciplinas?; e como será a elaboração de itens de testes do Proava 2007.
Durante as aulas, foi enfatizado que a formulação do Programa é um momento importante na educação de Santa Bárbara já que é uma oportunidade para que todos possam participar da construção do ensino e do que será avaliado.
“É muito importante, pois orienta toda a equipe pedagógica da rede para elaboração da Proposta Pedagógica e também do Proava. Com isso, ficará bem claro o que se deve realmente trabalhar em cada conteúdo, priorizando os descritores curriculares e preparando os estudantes para a vida”, destacou a diretora da Escola Municipal Chico Severino, Luciene Lima Fernandes Machado.
Ao contrário de 2005 e 2006, o Proava (Programa de Avaliação das Escolas) deste ano irá avaliar os alunos (de 1ª a 8ª séries) quanto aos conteúdos de ciências e história.

Nenhum comentário: