29 de janeiro de 2009

Administração anterior abandonou ETE e aterro sanitário

Foto:Eduardo Motta/ASCOM/PMBJA
Engenheiro, Secretário e Prefeito esq p dir

B.J.AMPARO –
O atual prefeito Wanderlei dos Santos Ribeiro (DEM) encontrou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e o aterro sanitário em estado de abandono. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Adilson José Duarte, já solucionou os problemas encontrados.
O ex-prefeito Marcos Bicalho Santos (PMDB), depois da derrota nas urnas abandonou a ETE e o aterro sanitário controlado. Na ETE, uma bomba estava queimada e a outra estava com defeito, como o esgoto não estava sendo bombeado o tanque de contenção estava totalmente obstruído pela areia. Além disso, o mau cheiro estava ocorrendo porque o esgoto estava sendo lançado diretamente no rio sem ser bombeado para a ETE.
No aterro sanitário controlado, o lixo ficou exposto por cerca de dois meses, segundo informações dos servidores públicos de carreira, que trabalhavam no recolhimento do lixo urbano e rural. As valas estavam cheias e todo o lixo exposto.
Na primeira visita ao local, todo o lixo foi aterrado, espantando milhares de urubus que estavam no aterro sanitário. Além disso, foram encontrados uma quantidade enorme de entulhos e ainda uma vala em local comum onde o lixo hospitalar estava misturado com o lixo doméstico. No local, as seringas e vários remédios vencidos foram queimados, o que não é permitido por lei.
A solução foi fazer uma vala exclusiva para depositar o lixo hospitalar. Também foi construída uma vala especial para o depósito de ossos e carniça de animais.
Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Adilson José Duarte a cidade já precisa reciclar o lixo. “A partir da reciclagem além de aumentar a vida útil do aterro controlado, vamos conseguir pagar as despesas que o lixo gera. Além disso, queremos implantar a coleta seletiva de lixo na zona urbana. No caso da ETE ela já voltou a funcionar plenamente, o que diminuiu o mau cheiro”, afirmou.
Em 2005, foi liberada uma verba do Pronaf para a construção de uma usina de triagem de lixo, mas o recurso foi devolvido para o Governo Federal, porque o projeto não foi executado, pelo ex-prefeito Marcos Bicalho.
Na última semana, o prefeito, o secretário e o engenheiro sanitarista, Júlio César Moreira Pessoa, visitaram o aterro controlado, onde já puderam perceber as mudanças feitas no local. A área já está totalmente cercada e o lixo está sendo acondicionado nas devidas valas.

Nenhum comentário: