21 de janeiro de 2009

ONG AMASGRA - Amigos Associados de São Gonçalo do Rio Abaixo – MG

Na foto o presidente da Amasgra
Irnério Augusto Moreira dos Santos

O presidente da Amigos Associados de São Gonçalo do Rio Abaixo – AMASGRA, Irnério Augusto Moreira dos Santos e seu corpo Diretor, vem através deste informar-lhes que a entidade é uma organização não governamental, para fins não econômico, de natureza privada, sem fins lucrativos, ou político partidários, constituída de conformidade com a Ata lavrada em 11 de outubro de 2008, nos termos da Lei Civil, com prazo indeterminado de duração, e sede à Rua Henriqueta Rubim, nº. 271 na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, Minas Gerais
A Associação dos Amigos de São Gonçalo do Rio Abaixo (AMASGRA), tem como papel a participação efetiva do cidadão na Administração pública e defende uma melhor qualidade de vida, com especial atenção às questões sociais e financeiras, incluindo além da luta pela moradia digna, saúde, transporte, educação, meio ambiente, trabalho, igualdade de gênero e raça e democratização em todos os níveis.
A AMASGRA possui 42 sócios e organiza-se em cinco diretorias: Meio Ambiente, Educação, Cultura e Patrimônio Histórico, Probidade Administrativa e Fiscalização, Ação Social.
Como organização social, a Amasgra quer ser parceria das autoridades municipais no sentido de contribuir para a transparência dos atos administrativos e políticos, bem como informar a população sobre os assuntos de seu interesse.
Com essa associação, buscamos exercitar o direito à cidadania. Mais que um direito o exercício da cidadania é um dever. Direito e dever de votar, direito e dever de acompanhar e fiscalizar a Administração Pública em todos os seus atos. Afinal ser CIDADÃO, é muito mais do que votar e cruzar os braços ate a próxima eleição.
Todos sabem que até bem pouco tempo atrás São Gonçalo era um Município sem maiores perspectivas de crescimento e progresso com baixa arrecadação e receita insuficiente para os menores gastos. Entretanto, a partir de 2003, com o início da extração do minério de Brucutu, a situação mudou radicalmente e o Município hoje possui uma das maiores arrecadações de Minas Gerais.
Se antes, a população não se preocupava muito em acompanhar a aplicação dos poucos recursos financeiros do Município, hoje tal postura seria, no mínimo, uma irresponsabilidade dos cidadãos São gonçalenses. Devemos sim estar atentos não com intuito de prejudicar uma Administração, mas de garantir melhoria de vida, mais desenvolvimento social e cultural de São Gonçalo.
Entre os principais objetivos da Entidade se destacam:

I - promover o desenvolvimento humano do município;
II- promover a probidade e combater desvios de recursos na administração pública;
III- estimular a preservação e o desenvolvimento sustentado e integrado do meio ambiente e dos recursos naturais, principalmente os recursos hídricos e do turismo;
IV- promover e estimular pesquisas e estudos de impacto social e ambiental da região;
V - criar instrumentos que viabilizem a melhoria e qualidade de vida;
VI- implementar programas voltados para a cultura e a educação;
VII- promover ações de promoção da probidade, da ética, da cidadania e dos direitos humanos, principalmente junto à criança adolescente;
VIII- estimular a preservação dos locais históricos da região, dos seus monumentos e da arquitetura de seus prédios;
IX - resgatar, documentar e difundir a história e as tradições do município;
X - fomentar a integração social e profissional dos cidadãos;
XI - sensibilizar a sociedade civil para os programas sociais;
XII- apresentar sugestões às autoridades governamentais prestadoras de serviços públicos para execução de obras que visem o bem estar social;
XIII - celebrar convênios, contratos e acordos com organismos governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais, visando a consecução de seus objetivos sociais.
XIV- acompanhar o desempenho orçamentário e financeiro do município de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, e fiscalizar os gastos públicos do município.
A Associação pretende atuar muito mais em busca de soluções para os conflitos sociais da comunidade, servindo de porta voz para os moradores.


Atendimento pelo telefone : (31) 9963-2471

Nenhum comentário: