1 de outubro de 2010

10 ANOS DE PARCERIA COM APICULTORES

Uma das parcerias de sucesso do Instituto CENIBRA comemora 10 anos.


Com a missão de promover ações de apoio à cidadania, ao bem-estar coletivo, ao desenvolvimento social, ao crescimento econômico e à melhoria da qualidade de vida das comunidades, o Instituto CENIBRA desenvolve uma série de parcerias com associações e entidades.

Neste ano, a parceria com Apicultores comemora 10 anos de sucesso. Trata-se de uma parceria por meio de contratos de parceria rural, na qual a CENIBRA cede áreas de plantio e florestas nativas para uso de apicultores da região, possibilitando a criação de novos postos de trabalho, além de assegurar a permanência do homem no campo. A CENIBRA, por meio do Instituto CENIBRA, mantém contrato com 8 associações, beneficiando aproximadamente 500 famílias.

Os apicultores repassam para a Empresa cerca de 5%, da produção que, por meio do Instituto CENIBRA, são doados para entidades assistenciais e escolas dos municípios.
O projeto possui grande significado social, econômico e ambiental, uma vez que cria novos postos de trabalho que possibilitam uma renda alternativa. Por meio do projeto, são exportados por ano uma média de 180 toneladas de mel, sendo que os EUA são o principal mercado consumidor, utilizando o produto para produção de cosméticos e fins alimentícios.

A pioneira entre os parceiros é Associação Regional dos Apicultores e Exportadores do Vale do Aço (AAPIVALE). Em maio de 2000 celebrou-se o convênio para utilização das áreas das regiões de Cocais, Rio Doce e Ipaba e desde então a parceria está consolidada. “Esse projeto tem uma importância social muito grande, uma vez que centenas de famílias são beneficiadas. Tanto a Empresa quanto os apicultores somam vantagens com a parceria, pois estamos falando de geração de emprego, renda e qualidade de vida”, afirma o Gerente Administrativo da AAPIVALE, Antônio Francisco Braga Rolla. Quem também concorda com a afirmação do Gerente Administrativo é a Assistente Social Isabel Mônica de Freitas.

“O segmento da apicultura é forte na região e permite uma relação de corresponsabilidade das associações que atuam como parceiras da CENIBRA, além de contribuir para uma alternativa de geração de renda para os pequenos produtores e para melhoria da qualidade de vida dos apicultores e suas famílias”, concorda.

Nenhum comentário: