Na última semana, 27 a 1o de outubro, a comunidade de Cocais foi beneficiada com mais uma capacitação do Senar Minas, o curso de Trabalhador na Equideocultura: Aparação de Cascos e Ferrageamento. Ao todo, dez pessoas participaram do curso , que foi ministrado pelo estudante de veterinária e instrutor do Senar, Rafael Cerqueira, na Fazenda Córrego do Anil.
Durante o curso de 40 horas, foram abordados diversos assuntos, entre eles: equipamentos e ferramentas, contenção do animal e limpeza dos cascos, avaliação dos aprumos do animal e definição da correção a ser feita, aparação dos cascos, moldagem e fixação da ferradura, acabamento e liberação do animal e destinação dos resíduos.
Segundo o funcionário da fazenda do Córrego do Anil, Roberto Oliveira, o curso melhorou seus conhecimentos na área e trouxe mais confiança na realização do seu trabalho. ”Aprendi a maneira adequada de trabalhar com o animal, e tenho certeza que este curso me renderá bons frutos”, finalizou.
Após a capacitação, os participantes sairam mais confiantes, preparados e seguros para realizar o trabalho de aparação de cascos e ferrageamento de seus animais, além de ter o conhecimento necessário para prestar serviços a terceiros, com intuito de gerar trabalho e renda.
Este evento contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Barão de Cocais, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER/MG de Barão de Cocais, João Bosco, Pequeno Produtor de Cocais e o Anselmo, proprietário da Fazenda Córrego do Anil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário