A Vale, por meio de sua joint venture com a African Rainbow Minerals (ARM), lança hoje oficialmente o projeto de cobre Konkola North, localizado no distrito de Chililabombwe, no Cinturão do Cobre, Zâmbia. O investimento estimado no projeto é de aproximadamente US$ 400 milhões. A capacidade nominal estimada do projeto é de 45.000 toneladas métricas anuais de cobre contido em concentrado. O início da produção está previsto para 2013 e a capacidade máxima deverá ser atingida em 2015. As obras de construção se iniciaram em agosto deste ano.
A cerimônia de lançamento da pedra fundamental representa um marco no desenvolvimento da mina de cobre. As atividades atuais incluem o deslocamento de equipamentos pesados para desobstrução e construção da planta principal. O investimento no projeto Konkola North assim como a geração de empregos esperada demonstram a confiança da Vale na economia da Zâmbia e seu compromisso com a comunidade local. Uma vez concluída a construção da mina, a expectativa é de que haja a criação de aproximadamente 1.500 empregos na fase de operação.
A vida esperada da mina é de 28 anos, incluindo três anos do programa de exploração para avaliação da área A, que possui um potencial de expandir a produção de concentrado de cobre para 100.000 toneladas métricas por ano, de 2020 em diante. Inicialmente, serão desenvolvidas as minas de South e East Limb, para em seguida minerar as camadas mais profundas, de maior teor e mais amplas.
A recente aquisição de 51% das ações da Sociedade de Desenvolvimento do Corredor do Norte S/A (SDCN) pela Vale a posiciona como a parceira líder no desenvolvimento do corredor logístico de Nacala - uma ligação ferroviária vital entre o interior da região e o porto de Nacala, Moçambique. Esta rede de logística integrada irá oferecer uma rota alternativa de transporte para o escoamento da produção do Cinturão do Cobre (Zâmbia e República Democrática do Congo) para o mercado transoceânico, bem como possibilitará o transporte de outras cargas do eixo Zâmbia-Malaui-Moçambique.
O investimento na SDCN é parte integrada da estratégia da Vale de construir infraestrutura de logística eficiente e de classe mundial para apoiar suas operações no Centro e no Sul da África, o que, além de garantir a sustentabilidade de seus projetos, irá promover o crescimento econômico e a diversificação da região como um todo.
A Vale espera que o desenvolvimento do projeto Konkola North crie valor significativo para seus acionistas e beneficie a população da Zâmbia no médio e longo prazos. Este projeto irá ampliar a plataforma de crescimento global da Vale no negócio cobre, permitir a diversificação geográfica em uma região com o mais alto potencial para a exploração mineral no mundo, o Cinturão do Cobre, e ainda reforçar a cooperação entre Brasil e África como um marco para o futuro, em linha com nossa estratégia de nos tornarmos um dos maiores produtores mundiais de cobre.
Sobre a Vale
A Vale é a segunda maior mineradora do mundo. Presente em mais de 30 países, a Vale é a maior produtora mundial de minério de ferro, matéria-prima essencial para a indústria siderúrgica, e a segunda maior produtora de níquel. A Vale também produz manganês, ferro ligas, carvão térmico e metalúrgico, bauxita, alumina, alumínio, cobre, cobalto, metais do grupo da platina e fertilizantes, matérias-primas importantes para a indústria e a agricultura global.
Nenhum comentário:
Postar um comentário