1 de outubro de 2010

Diretores da rede municipal discutem monitoramento pedagógico

Foto: Acom/PMJM
Um grupo de 20 diretores da rede municipal de ensino se reuniu na tarde de ontem, 29, no Sesi, bairro José de Alencar, para debater as ações que estão sendo desenvolvidas para avanço na aprendizagem dos alunos. O trabalho integra a política de ensino de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação, que tem como parceira a Fundação Vale.

Desde o primeiro semestre deste ano, João Monlevade faz parte de um programa da entidade denominado Comunidade de Gestores. O seu objetivo é constituir um grupo de diretores para estudo, discussão e socialização das conquistas e desafios da gestão das instituições escolares. A outra proposta é implementar políticas educacionais para melhoria do ensino e da aprendizagem.

A formadora do programa, Poliana Cota, explicou que a equipe da Secretaria de Educação acompanha de perto todo o processo e destacou que a Comunidade de Gestores permite aos diretores uma melhor compreensão da gestão escolar e como administrar as diversas áreas da escola: pedagógica, relações inter-pessoais, espaço físico, os recursos materiais e financeiros. “Os diretores têm a responsabilidade de criar condições e formar educadores em cada escola para que o processo de transformação seja colocado em prática. O primeiro passo, já em andamento, é a adequação dos refeitórios das escolas”, informa Poliana.

“O trabalho integrado de todos os gestores e dos demais atores do processo educacional, impulsiona a rede a caminhar na mesma direção, como um dos principais fatores que impactam a aprendizagem dos alunos”, avalia o secretário municipal de Educação, Fabrício Nereu Brandão.

Nenhum comentário: