10 de março de 2011

Casos de dengue reduzem mais de 90% no primeiro bimestre

Os casos de dengue em João Monlevade diminuíram mais de 90% nos dois primeiros meses do ano em comparação ao mesmo período em 2010. Sessenta e cinco foi o número registrado como positivo no ano passado e cinco em 2011. As notificações também caíram de 83 para 29 no mesmo período.

A secretária municipal de Saúde, Polliana Prandini, explica que a queda de notificações e casos confirmados é resultado das ações envolvendo a Prefeitura e a população.

Um exemplo são os mutirões realizados nos bairros onde se concentravam maior número de notificações. “É através da mudança de comportamento que conseguimos modificar a realidade. A Administração tem feito a parte dela e a população também tem entendido e trabalhado de forma preventiva. Fizemos os mutirões nos bairros para revertermos essa situação”, sustenta Polliana.

Uma das novidades neste ano para o combate da dengue, lançada pela Prefeitura, é o programa Passando Limpo. Além de ações preventivas contra a doença, o programa possibilita que uma força-tarefa vá aos bairros fazendo limpeza geral nas comunidades.

A coordenadora da Vigilância em Saúde (Visa), Kátia Guimarães, conta que a população é convocada, através de carro de som e pela imprensa, a colocar nos passeios todo tipo de material inservível, como pneus e garrafas para recolhimento dos caminhões. Também são feitos serviços de tapa-buracos, caiação de meio-fios e capina. Já foram beneficiados os bairros Belmonte e Loanda. Agora é o Baú que é contemplado com a iniciativa da Prefeitura.

O prefeito Gustavo Prandini destaca que, em breve, todos os bairros serão contemplados com o programa Passando a Limpo. “Em uma única ação combatemos a dengue, melhoramos as condições de limpeza dos bairros e ainda estreitamos o nosso contato com a comunidade para podermos ouvir as sugestões e reclamações”, afirma Prandini.

Nenhum comentário: