24 de março de 2011

Programação alusiva ao Dia Mundial da Água continua até sábado em Monlevade

Foto: Regiane Ferreira- Acom/PMJM

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta terça-feira, 22 de março, a Prefeitura de João Monlevade e Departamento de Águas e Esgoto (DAE) realizam durante toda semana o Fórum das Águas com programação diversificada.
Hoje, 23, às 18h, no auditório Leonardo Diniz (sede da Prefeitura) haverá mesa redonda com o tema “Meio Ambiente em debate”, com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, CBH Piracicaba, Instituto Arbore, Ufop/Monlevade e Uemg.
Ontem, os servidores do DAE participaram de palestra com a técnica em química, Patrícia Regina Miranda. À noite, no anfiteatro do Centro Educacional, o consultor do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Benito Marangon, ministrou palestra com o tema “Água: Gestores somos todos nós”.
Na segunda-feira, 21, mais de 50 pessoas participaram de uma blitz educativa no centro da cidade com entrega de panfletos alusivos ao evento do Fórum das Águas. A blitz contou com participação da Polícia Militar de Meio Ambiente e alunos da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg).
Amanhã, 24, haverá Audiência Pública na Câmara Municipal, a partir das 18 horas, para debate do lema da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica: “A Criação geme em dores de parto”. A palestra será conduzida pelo padre Carlos Jorge Teixeira da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
Na sexta-feira, 25, às 8h30, os representantes do Fórum das Águas visitarão as obras da Estação de Tratamento de Esgoto na região do Cruzeiro Celeste. As atividades continuam no sábado, 26, às 9h, com caminhada saindo da ponte de cimento até a captação de água às margens do rio Santa Bárbara (rio das Pacas). Após haverá celebração e benção das águas. A programação será finalizada na próxima terça-feira, 29, no Centro de Eventos e Formação do Trabalhador, no Sindicato dos Metalúrgicos, com palestra sobre recursos hídricos ministrada pela subsecretária de controle e fiscalização ambiental integrada da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Carvalho de Melo.
As atividades são realizadas pela Prefeitura e DAE com parceria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Piracicaba (CBH), Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Polícia Militar de Meio Ambiente, Instituto Arbore, Paróquias Nossa Senhora da Conceição e São Luiz Maria de Montfort, Câmara Mirim I e II, além do Movimento dos Sem Casa de João Monlevade (MSC).

Nenhum comentário: