5 de abril de 2011

Funcionário da prefeitura cria software para apuração do VAF

O fiscal de rendas da Prefeitura de João Monlevade, João Enoc Neves Sena, criou um software para apuração do Valor Adicionado Fiscal (VAF). Enoc é formado em Pedagogia e agora cursa Matemática pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), ligada a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). O servidor também possui formação técnica em eletrônica digital.

João Enoc explica que a criação do programa partiu da necessidade da própria Prefeitura, já que as declarações para conferência de informações fornecidas por empresas eram muito subjetivas.

“A pedido do prefeito Gustavo Prandini buscamos no mercado um software que fizesse esta apuração, mas não encontramos. Então resolvi criar este softaware que faz o cruzamento de dados das empresas apurando possíveis erros”, informa João Enoc Neves, que teve o apoio dos colegas de setor na elaboração do recurso de informática.

O prefeito Gustavo Prandini elogiou a iniciativa da equipe de fiscalização. “Vai auxiliar muito a Prefeitura a não ter perdas na arrecadação”, destaca. Ao longo dos 13 anos de serviços prestados ao município, João Enoc já desenvolveu softaware para o setor de ISSQN, da Secretaria de Fazenda, para a Secretaria de Trabalho Social e para a Assessoria de Comunicação.

Na última semana, o softaware do VAF foi apresentado à Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi), onde estavam representantes das cidades vizinhas e de escritórios de contabilidade.

Nenhum comentário: