29 de abril de 2011

Vale instala em Barão de Cocais seu primeiro Centro de Distribuição em MG

A Vale realiza nesta sexta-feira (29), às 10 horas, uma visita técnica às obras do primeiro Centro de Distribuição (CD) da empresa no Estado, situado em Barão de Cocais. O empreendimento está sendo instalado às margens da rodovia MG 436, próximo ao bairro Dois Irmãos. A estrutura, cujas obras tiveram início em fevereiro, tem inauguração prevista para janeiro de 2012.

A instalação do CD em Barão de Cocais movimentará a economia local e deve atrair investimentos para o município. Além da arrecadação de tributos, como o Imposto Sobre Serviço (ISS), será priorizada a contratação de mão-de-obra local para a construção e, posteriormente, o gerenciamento do CD. Serão cerca de 160 empregados durante as obras e outros 120 profissionais para atuar no armazenamento, gerenciamento e distribuição dos materiais.

O CD reunirá, em um único local, a maior parte do estoque de peças destinado a suprir as operações da Vale no município e nas cidades próximas, como Itabira, Mariana, São Gonçalo do Rio Abaixo e Rio Piracicaba. Barão de Cocais está no centro de várias operações da Vale no Quadrilátero Ferrífero, em localização geográfica estratégica para a empresa.

O planejamento logístico do CD prevê liberação programada dos estoques armazenados em Barão de Cocais de acordo com a demanda das áreas, potencializando a capacidade dos veículos transportadores, ao mesmo tempo em que minimiza a quantidade de caminhões nas rodovias.

A área total do CD de Barão de Cocais é de 28,5 mil metros quadrados, o equivalente a três campos de futebol como o Mineirão. Na área estão sendo construídos um galpão principal, de 12 mil metros quadrados, um auxiliar de 1,5 mil metros quadrados, e um pátio de 15 mil metros quadrados.


Minas deve ganhar outro Centro

O CD de Barão de Cocais é parte do Projeto Centros de Distribuição, cujo objetivo é centralizar a estocagem dos materiais necessários às atividades da empresa, facilitando o gerenciamento e a logística dos estoques. Além da estrutura de Barão de Cocais, que atende à Diretoria de Ferrosos Sudeste, está prevista a instalação de um CD para atender à Diretoria de Ferrosos Sul, que será construído em Nova Lima.

Nenhum comentário: