28 de outubro de 2019

Igreja Nossa Senhora da Conceição é entregue à comunidade totalmente restaurada

A obra realizada pela Prefeitura em convênio com o Ministério Público, através do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS), tem o objetivo de preservar e manter as características originais do bem patrimonial. 

 História.

 O distrito de Conceição do Rio Acima foi incorporado ao Município de Santa Bárbara, no ano de 1873, e mesmo estando em área rural, distante 35km da sede, o uso residencial define a paisagem urbana. Ainda sim, o lugar é banhado por diversas cachoeiras e belas paisagens. A Igreja, importante remanescente da arquitetura colonial, é palco de celebração da Festa da Padroeira de Nossa Senhora da Conceição, que acontece anualmente, em setembro. 

 Finalização.

 No último mês, foram concluídas as obras de restauração da Igreja, localizada no distrito de Conceição do Rio Acima, no entorno do Parque Nacional da Serra do Gandarela. 

 Obras. 

A ampla reforma envolveu um processo de restauração completa. Entre as principais interferências estão a execução de nova cobertura; substituição de toda a rede elétrica; instalação de sistema de prevenção e combate a incêndio; pintura interna e externa; restauração de passeios, de muros, da escadaria de pedra, dos pisos internos, do trono e do camarim retábulo, com substituição das peças de madeira; faceamento, limpeza e higienização dos forros com pintura antiga. 

Preservação. 

Com o investimento de R$352.657,32, o projeto de Restauração e Conservação da Igreja, teve como objetivo preservar e manter as características originais do bem patrimonial. A obra arquitetônica deste bem é realizada em parceria com o Ministério Público, através do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS) e plataforma Semente, e constitui uma importante medida de resgate da memória e da religiosidade do Município. 

 Vamos além? 

Salve o nosso número no whatsapp, (31)98979-2499 e nos mande uma mensagem solicitando o seu cadastro. Assim você fica por dentro das nossas principais notícias do dia e também pode contribuir com as suas sugestões e críticas.
ACOM - PMSB

Nenhum comentário: