30 de outubro de 2019

PSF Patrimônio estimula mulheres a serem heroínas de sua própria história em São Gonçalo

A manhã desta terça-feira, 29, foi marcada por um evento exclusivo para as mulheres são-gonçalenses. 

Com o tema “Seja sua própria heroína”, as participantes – pacientes do PSF Patrimônio - foram estimuladas a refletirem sobre diversos temas. A ação é alusiva ao movimento Outubro Rosa. Um bate-papo sobre empoderamento feminino, sexualidade, autoestima, saúde e autoexame foi conduzido pela psicóloga Luciana Santos, pela enfermeira Taciana Santana e pela fonoaudióloga Keroly Paula.

 De forma descontraída, as palestrantes incentivaram as pacientes a refletirem sobre questões rotineiras envolvendo a importância de as mulheres serem autoras da própria história, realizarem sonhos e serem mais saudáveis e felizes. 

 A mamamiga também esteve presente e, apesar de já ser consenso entre a mulherada sobre a importância do autoexame, é sempre bom lembrar que o ato de apalpar a mama precisa ser repetido todos os meses, de preferência dez dias depois da menstruação ou em uma data fixa caso a mulher já tenha feito menopausa. 

 O Momento Mulher do PSF Patrimônio foi encerrado com sorteio de brindes e aula de zumba. A secretária de Saúde, Luciana Bicalho, prestigiou a ação e reforçou a importância da reflexão acerca do tema. “É relevante refletirmos sobre a valorização feminina no sentido de querermos ser iguais. Interessante ressaltar que a maioria das mulheres presentes neste encontro manifestou estar com as mamografias em dia e quando se goza de boa saúde melhores as condições de a mulher se tornar mais autônoma e independente”, enfatizou Luciana.
ACOM - PMSGRA

Nenhum comentário: