17 de abril de 2009

Escola que Vale qualificou mais de 3 mil em Rio Piracicaba e São Gonçalo do Rio Abaixo durante 2008

O programa Escola que Vale promoveu a qualificação e a formação continuada de 3.030 professores, nas cidades de Rio Piracicaba e São Gonçalo do Rio Abaixo, em 2008. Realizado pela Fundação Vale em parceria com o Cedac (Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária), a iniciativa tem o objetivo de melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos da rede pública de 1ª a 5ª série do ensino fundamental, por meio da capacitação dos profissionais que atuam em escolas públicas municipais. Em Rio Piracicaba foram 1.896 participantes e, em São Gonçalo do Rio Abaixo, 1.134.

Entre as atividades desenvolvidas, foram realizados seminários, congressos, palestras, cursos e oficinas que favoreceram a troca de experiências de profissionais de educação e membros da comunidade.

Em 2008, cerca de 21 mil pessoas, entre professores, alunos, diretores e coordenadores pedagógicos foram formados em Minas Gerais. Além Rio Piracicaba e São Gonçalo do Rio Abaixo, a iniciativa foi realizada nos municípios de Catas Altas, Barão de Cocais, Congonhas, Belo Vale, Aimorés e Governador Valadares. De 2000 a 2008, aproximadamente 95 mil alfabetizadores foram beneficiados, nas cidades mineiras onde o programa é realizado.

O programa Escola que Vale mantém, ainda, um site para divulgar informações sobre ações de formação e projetos desenvolvidos. São divulgadas, por exemplo, imagens dos trabalhos realizados nas oficinas de arte, que fazem parte do processo de formação nessa área. A página mantém também uma seção de fórum através da qual os educadores podem se comunicar à distância. O conteúdo pode ser acessado por meio do endereço eletrônico: www.escolaquevale.org.br.

Nenhum comentário: