13 de abril de 2009

Fórum Inove reúne parceiros da Vale no Rio

Lançado pela empresa em dezembro, programa tem como das metas injetar R$ 120 milhões nas economias de locais onde a Vale atua

Após várias rodadas de discussão nos estados onde a Vale tem suas principais operações, aconteceu no Rio de Janeiro o primeiro fórum do programa Inove, voltado para a capacitação e a qualificação das pequenas e médias empresas das regiões em que a empresa atua. Uma das metas do programa é injetar R$ 120 milhões nas economias locais, através de convênios com bancos para o financiamento aos fornecedores.

O evento, que aconteceu nos dia 7 e 8 de abril, reuniu 60 pessoas que discutiram iniciativas para fortalecer o relacionamento da empresa com seus fornecedores. Estiveram presentes empresários, representantes de entidades de classe, órgãos do governo, instituições financeiras e educacionais de Minas Gerais, Pará, Espírito Santo e Maranhão.

“Participo da entidade que represento há 12 anos, e sempre acompanhei as iniciativas da Vale para estreitar o relacionamento com seus fornecedores locais, que trouxeram resultados muito positivos. Mas o Inove é um passo adiante, seu objetivo é exatamente inovar essa parceria. E o Fórum cumpriu a meta: identificou e discutiu os gargalos dessa relação”, afirmou o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), Reginaldo Calixto, que também preside o Ibis – Instituto Brasileiro de Inovação e Sustentabilidade.

Painéis e discussões em grupo

No primeiro dia do evento, os participantes discutiram a conjuntura econômica internacional, competitividade da indústria e tecnologia e inovação. Foram selecionados quatro temas de interesse comum (meio ambiente e saúde e segurança, tecnologia, custos e desenvolvimentos) e formados grupos de trabalho para a construção do mapa de oportunidades para o desenvolvimento de fornecedores. O objetivo, de lançar as bases de um plano de trabalho para 2009 e 2010 foi plenamente cumprido.

Ao final do evento, os grupos apresentaram propostas de ações, que vão desde a abertura de financiamentos para outros estados em que a Vale atua, passando por encontros de negócios entre fornecedores da empresa para a troca de experiências, até a geração de novos negócios por meio de alianças comerciais entre as diferentes empresas que atuam na cadeia de fornecedores da Vale.

“O que queremos é gerar negócios. O Fórum mostrou que precisamos auxiliar nossos parceiros na gestão de suas empresas, uma demanda particularmente importante para micros, pequenos e médios empresários. O pacote educação também deve ser solidificado. Nas pesquisas que realizamos com os fornecedores, em todos os estados em que atuamos, 93% reportaram que capacitação de mão-de-obra é o item mais importante, mais até do que o financiamento”, disse Daniel Saldanha, gerente geral de Suprimentos da Vale.

Para Saldanha, o objetivo do Fórum, de ouvir e conhecer ainda mais o fornecedor Vale, foi plenamente cumprido. “Falamos de crise, do mercado que encolheu, e de como a Vale pode ajudar a fomentar esse mercado, como reduzir custos na cadeia. Um exemplo das ações que surgiram durante os debates foi a sugestão de criação de um clube de compras em Itabira, reunindo os diferentes fornecedores Vale, para que eles reduzam seus custos com economia de escala”, completou o gerente da Vale.

Programa quer aumentar competitividade
Lançado em dezembro de 2008, o Inove é um programa de desenvolvimento do fornecedor que tem como objetivo fortalecer o relacionamento com nossos pequenos e médios parceiros regionais, por meio de capacitação, disponibilização de linhas de crédito e incentivo, tornando-os mais competitivos para atender aos níveis de exigência do mercado.

O Inove é uma grande oportunidade para a Vale e para nossos fornecedores. Com ele buscamos:

· Contribuir com o desenvolvimento sustentável nas áreas em que atuamos com nossos projetos e operações
· Atuar em conjunto com os Programas de Desenvolvimento de Fornecedores (PDFs) no aprimoramento de competências de gestores, trabalhadores e empresas, a fim de torná-los mais preparados para atender as demanda do mercado
· Qualificar e fortalecer a base de fornecedores da Vale e garantir a provisão de materiais e serviços para toda a cadeia produtiva
· Estimular a promoção de negócios entre os integrantes da cadeia produtiva, promovendo o crescimento das empresas locais, geração de renda e emprego

Foco na realização de Negócios

O Inove, por meio da integração com entidades de classe, órgãos do governo, instituições de ensino, instituições financeiras e grandes empresas, tem como desafio o estímulo à realização e incremento de negócios junto às empresas locais.

· Realizar eventos para disponibilizar, com antecedência, as informações de Projetos de Investimentos e Operações nos estados onde atua com objetivo de identificar oportunidades de negócio
· Estimular a formação de consórcios e alianças entre grandes fornecedores e empresas locais para participação das concorrências
· Incentivar os grandes fornecedores a abrirem filiais nas regiões de atuação da Vale
· Analisar junto com empresas locais, entidades de classe e órgãos do governo incentivos fiscais

Nenhum comentário: