27 de outubro de 2009

Câmara concede título de Cidadania Honorária a Mirian Stella Blonski e Luiz Pessoa de Faria

A Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo irá realizar, nesta quinta-feira, 29, a solenidade de autorga dos títulos de Cidadãos Honorários de São Gonçalo do Rio Abaixo a Mirian Stella Blonski e Luiz Pessoa de Faria. Os projetos são de autoria dos vereadores Marlon Túlio pessoa Costa (Presidente da Câmara) e Paulo Antônio da Fonseca (Secretário), respectivamente.
A solenidade será realizada nas dependências da Câmara, às 18h e irá contar com a presença de autoridades locais, regionais, comunidade são-gonçalense e imprensa.


Mirian Stella Blonski

Miriam Stella Blonski, filha de Josef Jerzy Blonsk, engenheiro agrônomo polonês, e Myriam Emily Drummond Blonski, inglesa.

Nasceu em Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro, a 26 de janeiro de 1945. Tem dois aniversários, o real, que foi em 26 de fevereiro, e o do registro de nascimento, em 26 de janeiro, devido a um duplo engano: do médico que assistiu o parto e do oficial do registro civil. Desta forma, pode dizer que pertence ao signo de peixes e de aquário.

Cursou o antigo 1º e 2º grau no Colégio “Imaculada Conceição”, de Belo Horizonte e Pedro Leopoldo, MG, respectivamente. Habilitou-se Professora Primária. Prosseguiu os estudos na área de educação, cursando Pedagogia, com habilitação em Inspeção Escolar, Supervisão Pedagógica e Administração Escolar. Posteriormente cursou Pós-graduação, especializando-se em Metodologia do Ensino Superior, Literatura Infantil-Juvenil e Folclore e Cultura Popular. Toda essa formação definiu seu ramo de atuação, voltado inicialmente para a docência nos três níveis de ensino, inclusive na Faculdade de educação de João Monlevade, nos cursos de Pedagogia, Letras e Normal Superior.

Como Inspetora Escolar percorreu várias localidades do Estado de Minas Gerais, inclusive na zona rural. Correu de boi bravo, pulou cerca de arame farpado, caiu em mata-burro, aprendeu a valorizar as populações perdidas em rincões muitas vezes desconhecidos pelas autoridades administrativas. Segundo sua próprias palavras, “...foi um período de vida muito difícil, mas ao mesmo tempo muito feliz.” Inúmeros foram os alunos, tanto criança e jovens quanto adultos, que inscreveram sábias lições em conhecimento e afeto, no seu coração.

Anos mais tarde, cursou o Mestrado em Literatura Brasileira, pela UFMG, realizando pesquisa cujo título final foi “A representação do Saci na Cultura Popular e em Monteiro Lobato”, concluído em setembro de 2003. Sua dissertação refletia sua infância, nas historias contadas e lidas por seu pai, especialmente do escritor Monteiro Lobato. Teve como orientadora de sua pesquisa, a Profa. Dilma Castelo Branco Diniz, da UFMG. Desde pequena conviveu com livros, que são seu principal entretenimento e atividade.

Trabalhou por diversos anos no Colégio Fratérnia, obra consolidada pelo seu pai Josef Jerzy Blonsk, e até hoje lembrada e eternizada pela população são-gonçalense.
Reside em São Gonçalo do Rio Abaixo, MG, desde outubro de 1963, atuando no Centro Cultural desde a sua fundação, coordenando com muito afinco nos trabalhos lá realizados.

Possui dois filhos: Alessandra e André.
Escreveu os livros:
- Caderno de Rascunho, Vols. 1 e 2 – Poemas
- Lilá – Literatura Infantil
- O Pescador de Lembranças – análise literária da obra do escritor Max’s de Figueiredo Portes – Editora Vigília
- Corporação Musical Santa Cecília – memória efetiva e histórica de São Gonçalo do Rio Abaixo – Editora Cuatiara

Possui uma coluna no jornal “São Gonçalo Notícias”, onde narra “causos” e crônicas.



Luiz Pessoa de Faria


Luiz Pessoa de Faria, pessoa conhecida de todos em São Gonçalo do Rio Abaixo, casado com Dona Nonoca, com quem teve os filhos: José Maria, João Batista, Piedade, Rosa, Vicente, Odilon, Socorro, Carlos Eloi, Vandinho, todos são-gonçalenses, exemplo de família, de amigos e de amor por São Gonçalo.

O Senhor Luiz Pessoa de Faria e sua família são exemplos de dedicação ao próximo, de ajuda aos menos favorecidos, de cidadania, participam em tudo em São Gonçalo, sempre demonstrando solidariedade e respeito por todos.

Apesar de não ter nascido em São Gonçalo, assimilou e ensinou aos filhos e amigos a maior das virtudes do São-gonçalense: a amizade, a receptividade e o bom caráter. È participante efetivo de todas as festas tradicionais, religiosas e de todos os movimentos que envolvem a comunidade.

A história do Senhor Luiz Pessoa de Faria deve ser perenizada nos anais da Câmara Municipal. Ele é modelo de família na história de São Gonçalo do Rio Abaixo, exemplo de amizade, de respeito, e este exemplo ser seguido não só por nós, mas também por todas as gerações futuras, traduzindo em sua vida, a vida de grandes homens e grandes famílias de São Gonçalo do Rio Abaixo.

Nenhum comentário: