5 de outubro de 2009

São Gonçalo incentiva produtores a cultivarem banana

Prefeitura doará mudas da fruta e fornecerá assistência técnica

Produtores rurais de São Gonçalo do Rio Abaixo participaram de uma visita à Fazenda Santa Tereza, em Nova União, na quinta-feira, 1, onde puderam conhecer as técnicas de produção de banana para serem aplicadas no município. A atividade também contou com o curso de capacitação realizado em parceria entre Prefeitura e Emater, que faz parte do programa Minas Sem Fome, com o tema “Pomar Doméstico”, dando enfoque à cultura da fruta.

Na oportunidade, os produtores são-gonçalenses conheceram os bananais da propriedade, o manejo da produção, as formas de embalo do produto e posteriormente fizeram uma visita ao barracão da Associação dos Produtores de Banana de Nova União, para saber um pouco mais sobre o armazenamento e escoamento da produção.

Em São Gonçalo, o projeto de produção da banana prevê a doação de até duas mil mudas da fruta por produtor, além de disponibilizar assistência técnica para o cultivo e a comercialização da produção municipal.

De acordo com secretário de Agricultura, Luiz Alberto de Araújo Moreira, a intenção da visita foi mostrar que a cultura da banana é rentável e de fácil manejo. “Viemos mostrar que é possível produzir em São Gonçalo, até porque o nosso solo é fértil e o clima é propício para a cultura”, ressaltou o secretário.

O proprietário da Fazenda Santa Tereza, Airton Linhares, que produz quase 1.200 toneladas da fruta por ano numa área de 52 hectares, elogiou a iniciativa da Prefeitura de São Gonçalo em incentivar os produtores e ressaltou que a produção de banana tem um mercado crescente. “É louvável o incentivo dado pelo executivo aos produtores, fornecendo mudas e assistência técnica. O que a Prefeitura está oferecendo para o produtor iniciar a lavoura é uma coisa que eu nunca vi na minha vida”, afirmou.

Além de ser uma produção de baixo custo, a vantagem de produzir banana, em relação com outras lavouras, é que a fruta produz durante todo ano. “Todo dia tem colheita. Tem trabalho durante todo o ano. Produzir banana é um bom negócio”, disse Airton Linhares.

O produtor rural, Clever Ramos Pinto, da comunidade de Timirim, já produziu diversas culturas, inclusive a banana, e destacou que já andou por vários municípios e nunca viu tamanho incentivo ao produtor rural. “Nunca vi e nunca tive oportunidade igual a essa. Vou começar a produzir em um hectare e aumentar a produção aos poucos”, disse.

Além dos produtores, participaram da visita profissionais da Emater de Nova União e Bom Jesus do Amparo e profissionais da Secretaria de Agricultura e da Emater de São Gonçalo.

Nenhum comentário: