18 de janeiro de 2013

Memorial Minas Gerais Vale lança programação 2013

Espaço é atração para turistas e moradores de cidades próximas. Edital vai abrir espaço a novos artistas mineiros
A Vale, a Fundação Vale e o Ministério da Cultura apresentam a programação 2013 do Memorial Minas Gerais Vale que estimulará o contato do público com diversas formas de expressão artística, dando continuidade ao trabalho iniciado ano passado. Entre os destaques estão o "Sarau do Memorial", as "Exposições de Fotografia no Café Temático", a "Performance no Memorial" e o "Happy Hour do Memorial", além de espetáculos que remetem à diversidade das tradições culturais mineiras.
Na atração "Performances no Memorial", doze artistas locais e nacionais farão performances nos espaços internos e externos do Memorial Minas Vale. As apresentações não terão forma definida e serão abordadas diversas vertentes, como dança, teatro, artes plásticas, bordado, antropologia, vídeo, literatura, poesia, cinema, entre outros.
O evento acontecerá sempre no terceiro sábado do mês, de 23 de fevereiro a 20 de julho, com apresentação de duas performances. A programação está fechada até o mês de abril e contará com apresentações dos artistas Wilson Avelar e Priscila Resende nos dia 23 de fevereiro. No dia 23 de março será a vez de Noemi Assumpção e Ana Luiza Santos e dia 20 de abril, Dudude Herrmann e Eduardo Mendes exibirão suas artes.
O "Happy Hour do Memorial" utilizará a fachada lateral do Memorial para projeção de artistas visuais e VJs acompanhados de DJs convidados, num clima descontraído. O objetivo é atrair os frequentadores da Praça da Liberdade, com foco no público jovem, oferecendo um evento gratuito e inusitado. As exibições acontecerão em datas específicas da programação anual, como a Semana de Museus do Ibram e Primavera de Museus, das 18h às 22h.
Já o "Sarau do Memorial" visa apresentar, promover e difundir a poesia mineira. As apresentações, que acontecerão de maneira livre, contemplam a participação de poetas representantes de várias gerações, movimentos e regiões do Estado.
A periodicidade é mensal, no último domingo de cada mês, com duas apresentações na Casa da Ópera, uma réplica da Casa da Ópera de Vila Rica em Ouro Preto (MG), o mais antigo Teatro da América do Sul. A primeira artista a se apresentar, no dia 27 de janeiro, será a escritora e poeta mineira, Adélia Prado, às 13h.
As "Exposições de Fotografia no Café Temático" acontecerão em um espaço dedicado à moda (exposição de longa duração), coleção de cachaça e fotografia (exposição de fotos digitais em looping e impressas). As exposições de fotografia são temporárias. A proposta é trocar o conteúdo três vezes ao ano, como parte da programação do equipamento.
As tradições mineiras são abordadas em várias exposições de longa duração do Memorial. A intenção do espaço é inserir nas programações mensais, apresentações que remetam a essas tradições como congados, folia de reis, danças folclóricas, viola, cortejos, etc.
Oficinas para crianças, lançamento de CDs de artistas independentes, cessão de espaços para eventos do calendário cultural da cidade (VAC - Verão Arte Contemporânea; FIT; Bloomsday; palestras, fóruns e seminários de temas diversos como moda, artes cênicas, fotografia; lançamentos de filmes; apresentações musicais na Casa dá Ópera; apresentações da Orquestra Filarmônica). Todas essas programações fizeram parte da agenda do MMGV em 2012, e continuarão fazendo parte da agenda de 2013, sempre trazendo o conceito de diversidade ao equipamento.
Edital para novos artistas
No dia 25 de janeiro, o Memorial Minas Gerais Vale vai lançar o edital da "Exposições de Novos Artistas Mineiros", que contemplará seis artistas de Minas Gerais, com até 30 anos de idade. As inscrições poderão ser feitas pelo portal do Memorial (http://www.memorialvale.com.br). Como desdobramentos das exposições serão feitas ações como bate papo com os curadores e artistas, além de lançamento de catálogo final, com o trabalho dos seis artistas selecionados. Ao longo do projeto serão feitas quatro exposições de três meses cada.
Sobre o Memorial Minas Gerais Vale
O Memorial Minas Gerais Vale é resultado da parceria entre a Vale, a Fundação Vale e o Governo de Minas e funciona no antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda. A atração integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, uma iniciativa pioneira que constitui um complexo de equipamentos dedicados à arte, à cultura e à ciência em Belo Horizonte e já está inserido na programação cultural da cidade. No último ano, foram registrados 67.073 visitantes, uma média mensal de 5.589 pessoas.
Memorial Minas Gerais Vale
Praça da Liberdade, s/n, esq. Gonçalves Dias
Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, de 10h às 17h30. Quintas, das 10h às 21h30. Domingos, das 10h às 15h30.
Toda a programação é gratuita.

Nenhum comentário: