9 de janeiro de 2013

Programa Atitude Ambiental da Vale chegou a 25,6 mil pessoas em 2012



Promover a sustentabilidade e conscientizar as pessoas sobre as importantes questões ligadas à preservação do meio ambiente são as principais missões do Programa Atitude Ambiental, da Vale. Em 2012, o programa realizou 760 atividades, como oficinas, palestras, encontros de gestão e capacitação de líderes comunitários e professores em assuntos relativos à sustentabilidade. Entre as cidades beneficiadas estão Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, Rio Piracicaba, Barão de Cocais, Mariana, Ouro Preto e Catas Altas.
Um dos principais objetivos do programa é despertar nas pessoas que passam pelas suas intervenções, o compromisso com visão e ações sustentáveis para a valorização da vida. Em resumo, provocar reflexões sobre nossa relação com o meio ambiente.
Um dos principais públicos são crianças, jovens e aqueles que convivem de perto com eles. De janeiro a dezembro, o programa contou com a participação de 13 mil pessoas das comunidades escolares, entre alunos, professores e gestores. Ao todo foram 220 atividades para esse público. Com o tema "Cidadania planetária", 100 educadores receberam capacitação, que propôs reforçar a compreensão de que as ações locais têm conseqüências globais, tema que poderá ser reforçado junto aos alunos.
Outra ação importante foi a Capacitação de Lideranças. Com o objetivo de apoiar a autodeterminação da comunidade - quando as pessoas que fazem parte da comunidade identificam e buscam conjuntamente as soluções para as questões daquele local -, o programa promoveu 56 encontros em 23 comunidades, com um total de 900 participantes. Eles tiveram a oportunidade de aprender técnicas para elaboração de propostas de organização social na comunidade, voltado para a criação de projetos de desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário: