13 de outubro de 2006

CVRD inaugura o Complexo Mina de Brucutu





No dia 5 de outubro a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) inaugurou a Mina de Brucutu, o maior complexo mina/usina em capacidade inicial de produção implantado no mundo. A implantação de Brucutu teve um custo de US$1,1 bilhão. Na primeira fase do projeto, Brucutu vai produzir 12,2 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, podendo chegar aos 30 milhões de toneladas/ano por meados de 2007.
Cerca de vinte seis mil homens trabalharam na implantação do projeto que tem, aproximadamente, 18 km de extensão e consumiu cerca de 130 mil metros cúbicos de concreto, o equivalente a três estádios do Mineirão. A estrutura metálica gasta na construção da mina e na usina de beneficiamento do minério, que é a maior e mais moderna, equivale a duas torres Eiffel. Agora, a Mina contará com aproximadamente 2.500 postos de trabalho, sendo 543 aprendizes preparados pelo programa Formação Profissional, desenvolvido em parceria com o Senai.
A solenidade de inauguração da mina contou com a presença do representante do governador Aécio Neves,o secretário de Desenvolvimento Econômico Wilson Brumer; secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia, Cláudio Scliar; o presidente da Assembléia Legislativa de Minas, deputado Mauri Torres; os prefeitos de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho, e de Barão de Cocais, Geraldo Abade das Dores, funcionários e presidentes da Nippon Steel, Usiminas , Arcelor Brasil e Acesita, empresas clientes da CVRD.
O bispo da diocese de Itabira/Coronel Fabriciano, Dom Odilon Guimarães Moreira, também marcou presença na solenidade e após breve celebração, abençoou as instalações da mina.
Roger Agnelli, o diretor-presidente da CVRD falou sobre a importância das parcerias com os governos federal, estadual e municipal para o crescimento da empresa e das cidades de atuação "Sem elas, não conseguiríamos, efetivamente, realizar esse empreendimento em três anos". Agnelli ressaltou, ainda, os impactos gerados nas cidades diretamente afetadas com a implantação de Brucutu. O prefeito de São Gonçalo, Nozinho, reafirmou em seu discurso a importância da implantação de Brucutu no município, principal beneficiado com a geração de impostos da empresa. "Sabemos da importância da mina de Brucutu para a Companhia Vale do Rio Doce. E a mina é uma oportunidade de desenvolvimento econômico e social que o nosso município sempre esperou", disse.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Wilson Brummer, representante do governador Aécio Neves (PSDB), também fizeram uso da palavra, e falou sobre o desenvolvimento e o crescimento da mineração no Brasil; e o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério das Minas e Energia, Claúdio Scliar, representante do presidente Lula (PT).
No final da solenidade, o diretor-presidente da CVRD, Roger Agnelli, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais Wilson Brummer; o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério das Minas e Energia, Claúdio Scliar; Prefeito municipal, Nozinho e o presidente da Nippon Steel acionaram um dos equipamentos - correia transportadora que oficializou a inauguração da Mina de Brucutu.

Nenhum comentário: