21 de outubro de 2006

Seminário sobre segurança tem primeiros desdobramentos

A Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de Minas Gerais recebe, nesta terça-feira (24/10/06), diversos convidados para a entrega do documento final do seminário "Segurança para Todos - Propostas para uma Sociedade mais Segura", realizado em agosto pela ALMG. A reunião acontece a requerimento dos deputados Edson Rezende (PT) e Sargento Rodrigues (PDT), e será às 10 horas, no Auditório. O seminário foi realizado entre os dias 21 e 23 de agosto e teve a participação de mais de 500 pessoas, incluindo 68 delegados do interior. O evento foi apoiado por mais de 30 entidades da área.

A entrega do documento é um dos desdobramentos do seminário, que teve ainda a formalização de uma comissão de acompanhamento, que já fez outras reuniões. A Comissão de Segurança vai realizar ainda uma reunião com o fim específico de discutir a primeira proposta do documento, que tem como tema "Sistema de Justiça Criminal e Compartilhamento da Informação" O objetivo é trazer os técnicos do governo estadual para falar sobre a criação e a formação de um banco de dados de registros digitalizados de pessoas envolvidas em investigações policiais.

Com 71 propostas, sendo 20 prioritárias, o documento sugere ações preventivas, com atenção especial para a juventude; necessidade de envolvimento de toda a sociedade na implementação de políticas públicas de segurança; garantia de recursos orçamentários para a área de defesa social; integração entre as polícias e demais instituições do sistema de justiça criminal; e valorização e capacitação dos profissionais envolvidos.

Foram convidados para a entrega do documento: o presidente do Conselho de Segurança Pública (Consep) 125, Ernani Ferreira Leandro; o chefe da BM1 do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Ezequiel Silva; o delegado geral de Polícia Civil de Minas Gerais, Jésus Trindade Barreto Júnior; o coordenador da Pastoral da Terra da Igreja Metodista, padre Lúcio Mendonça da Fonseca; a representante do Conselho Tutelar de Contagem, Vanessa Tiago Barbosa; o representante do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Audebert Delage Filho; o representante da Secretaria de Estado de Defesa Social, Lizandro Nei Gualberto; e o chefe da Assessoria de Articulação e Estrutura da Polícia Militar, major Armando Leonardo Linhares de Araújo Ferreira da Silva.

Nenhum comentário: