20 de setembro de 2008

Ministério Público Eleitoral denuncia DataFato por suspeita de fraude

O Ministério Público Estadual (MPE) requereu na tarde de ontem, 19, a instauração de inquérito policial contra o Instituto DataFato Ltda. O Instituto foi denunciado na Justiça Eleitoral da Comarca de Santa Bárbara por suspeita de fraudar pesquisa realizada em São Gonçalo do Rio Abaixo. A denúncia foi proposta pelo promotor eleitoral da comarca, Bruno Guerra de Oliveira, que além da abertura do inquérito policial, solicitou que a justiça proíba qualquer forma de divulgação dos dados da pesquisa.

O mesmo Instituto é responsável pela realização de pesquisa contratada pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de João Monlevade (Acimon). Em João Monlevade, o Instituto teve uma primeira pesquisa impugnada e uma segunda questionada pela coligação "Monlevade em Boas Mãos". Apesar do questionamento, a Justiça Eleitoral da Comarca de João Monlevade autorizou a divulgação da pesquisa, que foi noticiada pela mídia monlevadense essa semana. Devido as suspeitas em relação ao instituto, o jornal Bom Dia não publicou a última pesquisa.


Em São Gonçalo, o Ministério Público apresentou denúncia à justiça baseada em mais um pedido de impugnação. No município são-gonçalense o pedido de impugnação partiu da coligação "Unida por São Gonçalo", que tem como candidato a prefeito, Luzimar da Fonseca, o Buzica (PSDB). Em um pedido liminar de impugnação, a "Unida por São Gonçalo" sugere que a pesquisa contém: irregularidades, ou pelo menos incongruências; checagem irregular dos dados coletados pelos pesquisadores; coleta de dados por pesquisador anônimo; discrepância dos números de eleitores entrevistados e incoerência do plano amostral da pesquisa com os dados oficiais do IBGE.

Fonte: Jornal Bom Dia

Nenhum comentário: