18 de setembro de 2008

Teatro Móvel Giramundo edição 2008 se apresenta em quatro cidades do Complexo Minas Centrais


Projeto itinerante percorrerá 17 municípios de Minas

O Teatro Móvel Giramundo, projeto itinerante nascido da parceria entre o grupo de teatro de bonecos e a Vale, desembarca no mês de setembro em quatro cidades do Complexo Minas Centrais. As apresentações acontecerão em Belo Vale, Barão de Cocais, São Gonçalo do Rio Abaixo e Rio Piracicaba. Será encenada a remontagem da peça GIZ, que há 18 anos não era encenado pelo grupo.

O Teatro Móvel funciona em um baú de caminhão adaptado criado para levar os espetáculos do Giramundo a locais de difícil acesso ou fora do circuito cultural das grandes capitais, que geralmente não possuem teatros ou casas apropriadas para espetáculos.

Realizado pelo quinto ano consecutivo, sempre com o patrocínio da Vale, o Teatro Móvel percorrerá, nesta edição, 17 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e de demais áreas distantes de grandes centros urbanos. As 18 apresentações gratuitas acontecem em praças ou em espaços públicos das cidades de Sarzedo, Raposos, Rio Acima, Itabirito, Congonhas, Belo Vale, Rio Piracicaba, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Catas Altas, São Gonçalo do Rio Abaixo, Mariana, Ouro Preto, Brumadinho, Itabira, Belo Horizonte, além de Nova Lima, que receberá duas vezes o grupo.

GIZ

GIZ é voltado para adultos e crianças e é um dos espetáculos mais curiosos já criados pelo Giramundo: não há linearidade de roteiro, o texto é composto por uma sucessão de situações isoladas e, aparentemente, sem ligação entre elas. Estas pequenas histórias ocorrem em torno de uma família típica, onde pessoas nascem, pessoas morrem, em um processo incessante, perturbador e freqüentemente cômico. Um tênue fio condutor liga as cenas: o abandono.

Os bonecos do espetáculo são grandes, quase todos maiores do que os próprios manipuladores, e trazidos ao palco suportados por cabides de madeira, sugerindo uma condição de dependência e submissão. A técnica foi criada por Álvaro Apocalypse. Não são humanos, nem animais: são seres caricaturais, e, como toda caricatura, apresentam traços grotescos e exagerados. Trazem, também, mecanismos de manipulação frouxa, gerando um padrão de movimento peculiar. Os bonecos de GIZ são totalmente brancos, assim como os demais elementos cenográficos, tornando-se suporte para recebimento de luz colorida.

Para a remontagem de GIZ, o Giramundo contou com a participação de Ronaldo Fraga, que pela primeira vez trabalhou com o grupo. O estilista mineiro escolheu o tyvek, material sintético e resistente, utilizado principalmente na fabricação de forros para telhados e como matéria-prima para a fabricação de roupas. Sobre a pele dos marionetistas, o tyvek recorda uniformes de astronautas e se confunde com a brancura do tecido dos bonecos. A trilha foi composta pelo músico contemporâneo Eduardo Álvares. A direção do espetáculo é de Beatriz Apocalypse.


SERVIÇO:

· Belo Vale – 20/09/08 - 20h, na Praça do Museu
· Barão de Cocais – 24/09/08 – 20h, na Praça Nossa Senhora Aparecida
· São Gonçalo do Rio Abaixo – 27/09/08 – 20h, na Quadra de Esporte Municipal
· Rio Piracicaba – 29/09/08 – 20h, na Praça Domingos Lanna (em frente à Câmara Municipal)

Nenhum comentário: