2 de março de 2009

Atendimento aumenta 40% no PA após o Carnaval

A Secretaria Municipal de Saúde registrou um aumento de 40% nos atendimentos no Pronto Atendimento (PA) após o feriado de Carnaval. A responsável pela pasta, Gisele Domingues, explicou que este aumento é caracterizado pelo feriado prolongado em que os postos de saúde não funcionam. “Em dias normais a média de atendimentos para a clínica médica gira em torno de 160 pessoas e para a pediatria, 50, em 24 horas de plantão”, explicou Gisele Domingues.
A Secretaria de Saúde informou que o maior índice de atendimento foi registrado entre os dias 25 e 28 de fevereiro, com uma média de 224 atendimentos em 24 horas de plantão para clínica médica e 70 no mesmo período para pediatria. Com três plantonistas, no período diurno, cada um atendeu em média 75 pessoas na clínica médica.
Por causa da elevação do número de pacientes, a demora se torna algo inevitável no sistema de Saúde, já que a prestação de serviços fica centralizada no PA em feriados e fins de semana. De acordo com o coordenador do Pronto Atendimento, Marcos André Câmara, a maioria dos atendimentos é referente a casos eletivos e, por causa disso, a prioridade foi dada às pessoas em casos de urgência, mas sem deixar de atender todos que procuraram o PA.

Nenhum comentário: