19 de março de 2009

Monlevade recebe projeto Cinearte Sarau Brasil Adentro

População poderá assistir gratuitamente a filmes nacionais

João Monlevade recebe nos dias 21 e 22 de março o projeto Cinearte Sarau Petrobras Brasil Adentro. Será montada uma tela de projeção inflável com 16x9 metros, para exibição de filmes nacionais. Este projeto é uma parceria da Fundação Casa de Cultura, Ministério da Cultura, Petrobrás e Arte Brasil Produção Cultural.
No dia 21, às 19 horas, no campo de futebol do bairro Estrela Dalva, que fica na rua Hércules, 207, será exibido o longa “Se Eu Fosse Você”. É esperado um público de 3 mil pessoas. No dia 22, no mesmo horário, na Praça do Povo, em Carneirinhos, a exibição será do filme “O Coronel e o Lobisomem”, com previsão de público de 5 mil pessoas.
O Cinearte Sarau Petrobras Brasil Adentro exibe filmes nacionais, apresentações de grupos locais de teatro e circo, oficinas e cursos de gestão cultural para formação de novos produtores culturais. O objetivo é ampliar o intercâmbio cultural das diversas manifestações artísticas regionais, aproximando a população do artista e do fazer artístico.
Além de oferecer atividades culturais gratuitas à população, o projeto visa a revitalização de espaços de importância histórica e cultural das principais cidades brasileiras. O Cinearte Sarau Brasil Adentro é patrocinado pela Petrobras e realizado pela Arte Brasil, empresa mineira que atua no mercado há sete anos, prestando serviço de consultoria de patrocínio e produção cultural. Em todas as ações o projeto tem selecionado grupos de teatro e circo locais, propiciando fomento e intercâmbio da cultura brasileira.
Sobre os filmes

Se eu fosse você conta a história de Cláudio (Tony Ramos) e Helena (Glória Pires), um casal até então normal que vai levando a vida conjugal através do anos, desgastando-se com o tempo mas sempre procurando manter o bom humor. Até o momento em que a discórdia paira sobre eles e um lado passa a não dar valor ou a não compreender o que o outro faz com seu tempo ou tem como princípios. Isso até que o casal troca seus papéis: a mente de um passa para o corpo de outro. O longa recebeu seis indicações ao Grande Prêmio Cinema Brasil, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Glória Pires), Melhor Roteiro Original, Melhor Direção de Arte e Melhor Edição. Além disso é o filme brasileiro de maior público em 2006, levando 3.644.956 espectadores aos cinemas.
O Coronel e o Lobisomem é baseado no livro homônimo de José Cândido de Carvalho e conta a história de Ponciano de Azeredo Furtado (Diogo Vilela), coronel de patente e fazendeiro por direito de herança, que luta contra Pernambuco Nogueira (Selton Mello), seu irmão de criação, para manter as terras da Fazenda Sobradinho e conquistar o coração da amada prima Esmeraldina (Ana Paula Arósio). Para vencer esta batalha, que ele mesmo conta, Ponciano enfrenta feras enormes, experimenta a vida boêmia na cidade, combate agiotas e gatunos, apaixona donzelas ansiosas e, por fim, usa toda a sua artimanha para desencantar assombrações.

Nenhum comentário: