9 de março de 2009

Secretaria de Trabalho Social realiza reunião sobre moradores de rua

Foto:Sérgio Henrique/AcomPMJM
Reunião trabalho social

Na manhã dessa quarta-feira, 4, uma equipe da Secretaria de Trabalho Social da Prefeitura de Monlevade se reuniu com representantes da Pastoral de Rua, Polícia Militar, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), setores do Meio Ambiente e Posturas da Prefeitura e Procuradoria Jurídica Municipal. A reunião aconteceu na sala de Conselhos no prédio das Secretarias de Educação e Trabalho Social. O objetivo da reunião foi o de buscar caminhos e estratégias para a questão dos moradores de rua e andarilhos da cidade, a ser trabalhados de forma humana.
Segundo o secretário de Trabalho Social, Luis Carlos de Castro, deve-se criar alternativas para que haja mudanças no resgate da pessoa humana. De acordo com ele, a Secretaria de Trabalho Social não pode forçar que ninguém saia das ruas, e neste caso, uma assistente social encaminha o cidadão para uma clínica terapêutica, família ou demais serviços de saúde. No entanto, os representantes das entidades concordam que caso haja a depredação de prédios públicos por moradores de rua, a alternativa é que seja acionada a Polícia Militar.
Durante a reunião, os participantes ressaltaram que a comunidade deve ter conhecimento da localização do albergue na cidade. Além disso, que sejam contratados vigias para as praças da cidade, no intuito de que não ocorram eventuais depredações.
Albergue
Segundo a assistente social, Júnia Mascarenhas, o albergue municipal é um espaço onde os moradores de rua são acolhidos temporariamente e recebem café da manhã, almoço, jantar, banho, repasse de roupas, calçados e caso seja necessário, passagens de trem para Ipatinga ou Belo Horizonte. A capacidade de atendimento do albergue é de 20 pessoas.
O albergue fica localizado na avenida Getúlio Vargas, 2747, bairro Belmonte, próximo ao futuro Hospital Santa Madalena. Telefone: 3851-2056.

Nenhum comentário: