21 de abril de 2010

Brasília comemora 50 anos e o município de Bom Jesus do Amparo contribuiu para que hoja haja comemoração.

Bom Jesus do Amparo se orgulha de ser a terra natal de um grande personagem: Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta. Mais conhecido por Cardeal Motta, nome da principal praça do município que faz homenagem a este ilustre, fez história.

O Cardeal Motta, nascido em 1890 na fazenda Quinta do Lago, em Bom Jesus do Amparo (na época distrito de Caeté) Minas Gerais, foi grande amigo de JK. Pela forte enfluencia e amizade com Jucelino, foi quem sugeriu o nome "Brasília" para a nova capital brasileira. Além disso, celebrou no dia 3 de maio de 1957 a primeira missa de Brasília.


Hoje o município tem um memorial no prédio da prefeitura municipal e lá existe muitos registros da construção da Basílica de Aparecida, a qual foi idealizador, imagens da missa de Brasília, além de guardar a réplica da cruz que usou em 1957 na celebração da missa, ela é feita de pau- Brasil e foi de uso pessoal do Dom Carlos. Recentemente a cruz esteve em exposição no III Salão Mineiro do Turismo, realizado no Minascentro em BH entre os dias 16 e 18 deste mês.





História de Dom Carlos

Carmelo de Vasconcelos Motta




Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta nasceu em Bom Jesus do Amparo em 16 de julho de 1890. Aos 29 de junho de 1918, foi ordenado sacerdote por Dom Silvério Gomes Pimenta, arcebispo de Mariana. Foi eleito Bispo titular de Algiza, auxiliar do arcebispo de Diamantina, Dom Joaquim Silvério Souza, em 29 de julho de 1932, e sagrado por Dom Antônio dos Santos Cabral, arcebispo de Belo Horizonte, em 30 de outubro de 1932. A 16 de dezembro de 1935, foi nomeado arcebispo de São Luís, no Maranhão, assumindo o governo eclesiástico no dia 27 de abril de 1936. Em 1944 foi nomeado arcebispo metropolitano de São Paulo, tomando posse da arquidiocese, por procuração, aos 7 de setembro do mesmo ano. Também naquele ano tomou posse efetiva de sua nova arquidiocese. No Consistório de 18 de fevereiro de 1946, o Papa Pio XII o criou e publicou Cardeal Presbítero da Santa Igreja Romana, do título de São Pancrácio. Em 19 de abril de 1964 é transferido da arquidiocese de São Paulo para a arquidiocese de Aparecida, onde toma posse no dia 29 de junho daquele mesmo ano. Durante os 18 anos que esteve à frente da arquidiocese de Aparecida, Dom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta deu provas patentes de seu amor ‘a Virgem Mãe de Deus. Uma delas foi seu empenho na construção da nova Basílica de Nossa Senhora Aparecida, sem dúvida sua maior obra. Faleceu em 18 de setembro de 1982 em Aparecida/SP, onde se encontra enterrado.

Com a morte de Dom José Gaspar, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta assumiu a Arquidiocese, permanecendo no cargo de 1944 a 1964.

Filho de João de Vasconcelos Teixeira da Motta, deputado durante o Império, Dom Cardeal Motta foi quem escolheu pessoalmente o nome de Brasília para ser a nova capital Federal da Nação.





São 50 anos de Brasília.

O bonjesuense Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta faz parte desta história!

Nenhum comentário: