A Vale anunciou nesta terça-feira, 30 de março, o início das obras do projeto Conceição-Itabiritos. O empreendimento está localizado no município de Itabira (MG), na mina de Conceição, e prevê a construção de uma Instalação de Tratamento de Minério (ITM) com capacidade produtiva de 12 milhões de toneladas por ano (Mta) de Pellet Feed. Serão investidos cerca de U$ 1,2 bilhão. Durante as obras serão criados cerca de 3.200 empregos diretos e indiretos. Na fase de operação, serão 320 empregos diretos. Para a fase de implantação, haverá demanda de profissionais de construção civil, de montagem eletro-mecânica, além de pessoal administrativo. A Vale, seguindo sua política de sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua, priorizará a contratação de mão-de-obra local.
Conceição-Itabiritos é um projeto altamente inovador, baseado em tecnologias desenvolvidas pela própria Vale que permitirão transformar materiais estéreis, até então inviáveis, em produtos de valor agregado reconhecidos pelo mercado. Com isso, a Vale espera consolidar a tecnologia de beneficiamento de itabiritos de baixo teor, cerca de 40% de ferro, possibilitando assim a aplicação em outras minas. A previsão de duração das obras é de três anos.
O projeto também tem como característica os cuidados com o meio ambiente. O maior benefício ambiental do projeto é a redução na demanda por áreas de disposição de estéril, já que este material será transformado em produtos de valor agregado, reduzindo significativamente o volume das pilhas.
O Complexo Itabira é formado pelas minas de Conceição, Cauê e Minas do Meio.
Protocolo de Intenções
O Projeto Conceição-Itabiritos foi formalizado pela Vale no dia 5 de março por meio da assinatura de um Protocolo de Intenções com o Governo de Minas Gerais. O documento prevê recursos que somam o segundo maior investimento da empresa em Minas Gerais desde a implantação da Mina de Brucutu, em outubro de 2006.
Os investimentos estão distribuídos em três empreendimentos: a Mina Apolo e as usinas Conceição-Itabiritos e Vargem Grande-Itabiritos. Após implantação, os projetos envolverão investimentos de R$ 9,4 bilhões, gerando cerca de 9.930 empregos diretos e indiretos na construção. Na operação serão gerados outros 2,2 mil empregos aproximadamente, aumentando a produção de minério de ferro da Vale em Minas Gerais em 46 milhões de toneladas por ano. Os projetos abrangem sete municípios: Itabira, Itabirito, Nova Lima, Caeté, Raposos, Rio Acima e Santa Bárbara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário