Prefeitura investe quase R$ 1 milhão na Igreja que é símbolo histórico e cultural do município
A restauração de um dos cartões postais e patrimônio histórico, cultural e religioso de São Gonçalo, a Igreja Matriz, está em ritmo acelerado. A obra é executada pela Restaurare Construtora Ltda e está orçada em quase R$ 1 milhão.
Uma das torres da igreja está sendo reconstituída e já foi realizada a recuperação dos esteios de sustentação que estavam apodrecidos e são da época de construção da Matriz, em 1730. Parte do telhado já foi substituído e o forro também será recuperado. O piso será trocado, sendo colocado um similar ao da época de sua construção, em madeira.
O Cruzeiro um dos maiores da América Latina, e um orgulho para os são-gonçalenses também será recuperado, mas antes será feita uma sondagem para avaliar a sua base que está sob o solo. A obra também contemplará o Adro, que receberá um trabalho paisagístico e a troca do coreto.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Obras, a igreja estava em estado crítico, sem sustentação e oferecendo risco aos fiéis. Um diagnóstico elaborado antes do início de sua restauração pelo engenheiro do Instituto Estadual do patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), Fernando de Castro Veado ressaltava o comprometimento da estrutura da igreja, as intervenções sofridas por ela ao longo dos anos e a necessidade de urgência na sua recuperação, sob pena de maiores prejuízos.
Histórico
Datada do século XVIII, a Igreja está ligada a formação do núcleo urbano do município. Foi construída justamente porque a antiga capela era situada em local inapropriado, considerando as tendências de urbanização daquela época.
Posteriormente, a Igreja Matriz passou a ser considerada uma referência cultural da cidade, além de obviamente, religiosa. Talvez por isso o seu adro foi escolhido pela comunidade para abrigar o cruzeiro, um dos maiores da América Latina, e um orgulho para os são-gonçalenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário