A direção da ArcelorMittal, a maior siderúrgica do mundo, aprovou a retomada da duplicação da ArcelorMittal Monlevade, produtora de aços longos em João Monlevade (MG). A decisão mostra que o Brasil está na rota dos investimentos do Grupo, que já sinalizou, em ocasiões anteriores, a importância do país para os negócios da empresa e vê sinais claros de crescimento sustentável no setor de aços longos para os próximos anos.
Com a expansão, a usina dobrará a capacidade de produção de 1,2 milhão para 2,4 milhões de toneladas anuais de aço bruto. Os investimentos serão da ordem de US$ 1,2 bilhão e destinados à construção de uma nova sinterização (2,3 milhões de toneladas por ano); um novo Alto-forno (1,12 milhão de toneladas por ano) para duplicar a produção atual de gusa, e de uma terceira linha de laminação (1,15 milhão de toneladas por ano) para dobrar o volume de produção de fio-máquina para 2,3 milhões de toneladas por ano. A usina também duplicará a capacidade de produção da Aciaria, que atingirá 2,4 milhões de toneladas de tarugos por ano quando entrar em operação.
As obras estão sendo reiniciadas neste mês, com prazo de conclusão previsto para 24 meses. O start up está previsto para 2012. Iniciada em 2008, a expansão foi suspensa com o advento da crise financeira internacional no último trimestre daquele ano e realizadas apenas obras civis de preparação para a duplicação.
No pico dos trabalhos, as obras vão empregar até 6 mil pessoas. A expansão da ArcelorMittal Monlevade contribuirá com um incremento na arrecadação de tributos de aproximadamente R$ 200 milhões por ano, a partir de 2014 (com a operação plena da usina).
Sobre a ArcelorMittal Monlevade/ArcelorMittal Brasil
A ArcelorMittal Monlevade é a única usina integrada da ArcelorMittal Aços Longos, empresa que faz parte do Long Carbon Americas (LCA). Atua principalmente no mercado de aços para a fabricação de fio-máquina, processado para a produção de cordoalhas para reforço de pneus (steel cord), molas helicoidais e fixadores para a indústria automobilística, entre outros.
A unidade está situada na cidade de João Monlevade (MG), a 110 Km de Belo Horizonte, no Vale do Aço mineiro. A região tem grande concentração de indústrias siderúrgicas e boa malha ferroviária e rodoviária que a liga aos principais mercados e pontos de escoamento de produção no país.
A usina utiliza minério de ferro extraído da Mina do Andrade, a 11 km de distância de Monlevade e também pertencente ao grupo ArcelorMittal. A unidade conta com Sinterização, Alto-Forno, Aciaria LD, Lingotamento Contínuo e Laminação. A produção é destinada ao mercado nacional, clientes internacionais e trefilarias da ArcelorMittal Aços Longos. A empresa tem hoje cerca de 1.300 empregados diretos.
A ArcelorMittal Brasil é uma das principais siderúrgicas da América Latina, com presença destacada nos setores de aços longos e planos ao carbono. É responsável por aproximadamente 10% da produção total de aço do grupo ArcelorMittal, maior siderúrgica do mundo, com 280 mil empregados em mais de 60 países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário