24 de junho de 2010

Comunidade visita ETE de Ipatinga e aprova modelo para Monlevade

A Prefeitura de João Monlevade, através do Departamento de Águas e Esgotos (DAE) convidou, representantes da comunidade dos bairros próximos à futura Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Cruzeiro Celeste para conhecer o mesmo projeto da cidade de Ipatinga. A visita foi nessa terça-feira, 22, e contou com a presença dos gerentes distritais da Copasa no Médio Piracicaba, Gildo Batista Inês, e da unidade do v Vale do Aço, Franklin Otávio Coelho Mendonça. O objetivo foi conhecer uma estação de tratamento em operação e constatar, se durante o processo, odores produzidos poderiam provocar transtornos e mal estar aos moradores daquela região.

Para o líder comunitário do bairro Palmares, Eduardo Roberto Santos, 54, “Xerife", o projeto terá grande alcance ambiental na cidade. “Tinha receio sobre o mau cheiro, porém vi que não é bem assim. Minha preocupação era com a população. Agora, estou mais tranqüilo, pois precisava de mais esclarecimentos sobre o projeto. Estou voltando para Monlevade com outra impressão”, declarou o morador que recentemente utilizou a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores e acionou a imprensa para criticar o projeto.

Outro representante que esteve no local é o morador do bairro Palmares, José Filgueiras, 58. “Não sentimos mau cheiro nenhum na ETE de Ipatinga”, comentou.

A visita contou com a presença do diretor adjunto do DAE, Antônio Batista Contrapino Miranda; do assistente da diretoria do Departamento, José Gomes de Araújo Filho e do responsável pela Fiscalização da ETE Monlevade, José Carlos Raimundo. Além deles, estiveram presentes o assessor de Gabinete da Prefeitura, Artur Faraco e a Ouvidora Municipal, Jacqueline Silvério. As comunidades dos bairros Vera Cruz, ABM e Promorar estiveram representadas por Eduardo Roberto (Xerife), José Filgueiras, Maria de Lourdes, Maria Viana, Raimundo Evangelista, José Eustáquio, Janua Coeli, Djanira Guedes e Maria Delma.

Segundo o gerente do Distrito do Vale do Aço, Franklin Mendonça, responsável pela operação das ETE instaladas em várias cidades entre Ipatinga e o Estado do Espírito Santo, as técnicas empregadas impedem a expansão dos gases que causam o mau cheiro. “As Estações de Tratamento de Esgoto, são de interesse coletivo da população na melhoria de vida” comenta Mendonça.

Nenhum comentário: