4 de junho de 2010

Relatório de sustentabilidade da Vale é premiado internacionalmente

A Vale ganhou hoje (27 de maio) o Prêmio GRI Readers Choice Award na categoria Sociedade Civil, por seu relatório de sustentabilidade, publicado em 2009. O prêmio foi concedido durante a conferência mundial da Global Reporting Initiative (GRI), em Amsterdã, na Holanda. Criada em 1997, a GRI é uma rede formada por especialistas em sustentabilidade do mundo todo, que desenvolveu a estrutura mais difundida globalmente para elaboração de relatórios deste tipo.

"Mais que o relatório em si, o prêmio GRI na categoria Sociedade Civil vem coroar as ações que a Vale realiza para construir um legado de sustentabilidade nas regiões onde atua, ampliando sua transparência no relacionamento com a sociedade e olhando para além de suas operações, como um agente global de sustentabilidade", afirmou a diretora de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (DIAM), Vânia Somavilla.

Além do prêmio na categoria Sociedade Civil, a Vale foi indicada entre as cinco melhores empresas do mundo nas categorias Investidores e Vencedor Geral. O prêmio também é concedido nas categorias Engajamento, Cadeia de Valor e Relatório Mais Eficaz.

O relatório selecionado pela GRI foi o segundo publicado pela empresa, que decidiu adotar a metodologia há apenas três anos. Ele traz dados relativos ao ano de 2008. Na ocasião, a empresa aumentou o grau de transparência na divulgação de suas informações, ao reportar 73 indicadores ambientais, sociais e econômicos - 22 a mais do que foi reportado no ano anterior, que trazia dados relativos a 2007. O documento segue a versão mais atual das diretrizes GRI, a G3, e é classificado no nível B+, numa escala que vai do nível C ao A+. O documento também contou com a verificação externa independente, realizada pela consultoria KPMG Assurance Services.

O prêmio na categoria Sociedade Civil é concedido para a organização cujo relatório recebe o maior número de escolhas dos seguintes stakeholders: Sociedade Civil (inclui Sindicatos de Trabalhadores), Instituições Publicas (inclui Agências Reguladoras), Academia/Especialistas, Cidadãos Conscientes e Mídia em Geral.

O evento da GRI em Amsterdam, que começou na última quarta-feira e acaba amanhã, reúne, pela terceira vez, líderes políticos, empresarias e especialistas em sustentabilidade do mundo inteiro. Com o tema "Repense. Reconstrua. Relate", a conferência tem o objetivo de mostrar que, até 2020, a transparência na divulgação de dados nas áreas ambiental, social e de governança corporativa de uma empresa será tão vital quanto seus relatórios financeiros. Cerca de 200 palestrantes de negócios, finanças, política e da sociedade civil participam do evento, discutindo a transição para uma economia sustentável.

Nenhum comentário: