28 de novembro de 2011

25 de novembro: Dia Internacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

Na última sexta-feira (25), São Gonçalo do Rio Abaixo comemorou o Dia Internacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher com atividades no Centro Cultural. O evento foi uma realização do Núcleo Especializado de Assistência Social (Neas) e Prefeitura. Para marcar a data, que é comemorada em todo o país, foi realizada a apresentação do projeto "Violência Contra a Mulher: conhecer para combater". Um cinema comentado com a exibição do filme “Silêncio das Inocentes” também fez parte das atividades. A psicóloga e coordenadora do grupo de mulheres do espaço Bem-Me-Quero, de Contagem, Simone de Oliveira e a participante do grupo, Carine do Vale, encerraram as atividades com uma palestra sobre o a violência contra a mulher. Carine ainda aproveitou a oportunidade para contar um pouco de sua história e relatar os maus-tratos que sofria do ex-marido. Ela contou que se separou e hoje vive muito feliz com o filho que tem pouco mais de um ano. “Não há nada melhor que em uma noite de sexta-feira, me deitar com meu filho e ficarmos contando histórias um para o outro, sem palavrões, sem violência. Hoje sou muito feliz e estou me realizando: voltei a estudar e estou no penúltimo ano do curso de Gestão Ambiental.” O Bem-Me-Quero é um local especial para o acolhimento de mulheres vítimas de violência que oferece cuidados e intervenções sociais, jurídicas e psicológicas para combater a violência e promover mudanças em relação à auto-estima, à identidade e às relações afetivo/sexuais, fortalecendo a construção da cidadania feminina.