18 de novembro de 2011

CANÁRIO SOLTO, CANÁRIO MAIS FELIZ



Numa atitude inédita em Barão de Cocais, a Prefeitura de Barão de Cocais, através da  Secretaria Municipal de Esportes  e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Policia Ambiental , a Policia Militar e a AOBC - Associação Ornitológica de Barão de Cocais apresentam o Projeto “Canário Solto, canário mais feliz”.
O projeto tem como objetivo Incentivar a reprodução do canário da terra “ chapinha” livremente na área urbana do município de Barão de Cocais, principalmente nas praças da cidade, povoando as ruas, avenidas e praças, trazendo beleza e harmonia para a comunidade, como também ajudando na preservação dessa espécie tão popular da cultura do povo brasileiro.
No dia 18 de Novembro, a partir das 09 h, na Praça Delfina Angelo (Lagoa) será feito o lançamento do Projeto com  a soltura de diversos exemplares da espécie “Chapinha”, os quais serão alimentados por parceiros locais, em comedouros especialmente confeccionados para esse fim. Inicialmente o projeto contemplará 6 praças da cidade.
Os ninhos para reprodução livre dos canários serão feitos em bambu, num patrocínio da Serraria Filó (Zé Prates)
Cabe a toda a sociedade fiscalizar e proteger os canários livres na natureza, que estarão nas praças, alimentando-se e procriando. Denuncie imediatamente à Polícia Ambiental ou à Polícia Militar, casos de captura dessas aves.

O Canário
O canário-da-terra-verdadeiro, conhecido também como canário-da-horta, canário-da-telha (Santa Catarina), canário-do-campo, chapinha (Minas Gerais), canário-do-chão (Bahia), coroinha e canário-da-terra e cabeça-de-fogo, é uma ave admirada pelo canto forte e estalado e por isso é frequentemente aprisionada como ave de cativeiro (está entre as 10 mais apreendidas, segundo o IBAMA) mesmo tal ato sendo considerado crime federal inafiançável pela Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). Graças a ação das autoridades e da conscientização da população, registros do canário-da-terra-verdadeiro vêm se tornando mais freqüentes nos últimos anos.