18 de novembro de 2011

Barão de Cocais incentiva campanha do Instituto Estrada Real que vai eleger as 7 Maravilhas da Estrada Real.


Barão de Cocais  está concorrendo com o SÍTIO ARQUEOLÓGICO DA PEDRA PINTADA, localizado no Distrito de Cocais e tombado como Patrimônio Histórico do Município.
Datada de seis mil anos antes de Cristo, a Pedra Pintada, testemunha da arte pré-histórica, possui desenhos semelhantes aos das grutas de Altamira (Norte da Espanha) e Lascaux (sul da França). São 122 pinturas sendo divididas em três painéis:

1- Esquemático - Sistema de contagens e pontuações;
2- Naturalismo - Sistema figurativista, sobre a fauna da região e desenhos estilizados;
3- Justaposição de esquematismo e naturalismo onde se apresentam pontuações em torno de figuras, produzindo símbolos e signos com diversos animais como macacos, veados, aracnídeos, aves e peixes além de lanças e flechas;  
Os citados painéis estão situados da esquerda para a direita de quem entra na plataforma rochosa da Pedra Pintada.
     
Para chegar ao Sítio Arqueológico, o visitante , saindo da Praça do Rosário em Cocais, deve seguir a Rua Maria Lourenço até a estrada de terra do povoado da Serra da Conceição, seguir por 4 km, depois de atravessar a ponte entrar à direita, seguir as placas que levam até o atrativo.
 O Local é circundado de mata nativa e belas cachoeiras. Vale a pena conferir!

 Para votar, basta entrar no site WWW.estradareal.org.br Informe o seu nome, seu e-mail  e escolha até 7 atrativos (pedra Pintada e mais 6).