25 de abril de 2013

Mais de 100 tropeiros deixam Santa Bárbara em direção ao Museu do Tropeiro, em Ipoema



Mais de 100 cavaleiros se reuniram em Santa Bárbara, no último dia 19 de abril, e seguiram em direção à Ipoema, distrito de Itabira, para festejar o 10º aniversário do Museu do Tropeiro, um dos significativos eventos do Circuito do Ouro e da Estrada Real.

A solenidade de abertura contou com a benção dos cavaleiros, proferida pelo pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Elias Bartolomeu, e a presença de autoridades das cidades de Santa Bárbara, Itabira e Bom Jesus do Amparo.

Os tropeiros deixaram Santa Bárbara por volta das 11 horas e seguiram por 53 quilômetros de trilhas históricas com fortes marcas tropeiristas nos municípios de Santa Bárbara, Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo e Itabira.

A partida de Santa Bárbara, marcando o início das festividades, sempre acontece, uma vez que o município era pólo desta região nos séculos XVIII e XIX, tempos áureos do tropeirismo. Naquela época, os tropeiros saíam de outras localidades e tinham como destino final a nossa cidade, por conta da linha férrea. Por aqui saiam e chegavam todas as mercadorias que seriam distribuídas pela região.

A ideia do museu surgiu quando a expedição Spix Martius passou por Ipoema em julho de 1999. Na passagem deles pela cidade, percebeu-se que a grande vocação do município era o tropeirismo. Desta forma, foi inaugurado o museu em 29 de março de 2003.

Nenhum comentário: